Fábrica de camisinhas de Xapuri recebe nova certificação ISO 9001

A fábrica de preservativos Natex, localizada em Xapuri, demonstrou que continua investindo na qualidade de seus serviços ao conquistar, esta semana, a recertificação do selo ISO 9001. A Natex já possuía essa certificação, adquirida em 2008, mas a cada três anos o selo precisa ser revalidado. 

camisinha1fotos_agencia_de_noticias_do_governo_do_acre_74896048Contudo, a cada revalidação a empresa precisar passar por novas auditorias. Em virtude disso, ao longo desta semana o Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) fez vistorias na fábrica para avaliar se a Natex estava apta a receber a recertificação da norma NBR ISO 9001:2008. 
A gerente-geral da Natex, Dirlei Bersch, explica que a norma especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam os requisitos do cliente e os requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente. 

“Obter a recertificação significa o completo amadurecimento do sistema de gestão pautado nos requisitos da qualidade e garantirá que o trabalho seja pautado dentro das melhores práticas, garantindo eficiência e eficácia a todos os processos que fazem parte da rotina de trabalho”, informa o portal do ISO Fácil. 

Além dessa certificação, a fábrica de preservativos acreana possui outras certificações, como, por exemplo, o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a certificação de Práticas de Fabricação e Controle de Produtos Médicos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Um pouco sobre a Natex 

camisinhanatex_foto_sergio_vale_34s4s96480s6A fábrica estatal de preservativos masculinos Natex foi inaugurada em 2008, sendo a primeira a utilizar látex de seringal nativo. 
Após três anos de sua inauguração, a Natex é um exemplo de empreendimento de sucesso do Acre. A fábrica utiliza tecnologia avançada, gerando 160 empregos diretos na indústria, e trabalha com aproximadamente 700 famílias de extrativistas, gerando renda para o município de Xapuri e comunidades extrativistas da região, proporcionando, assim, a melhoria da qualidade de vida da população. 

O que é a ISO 9001 

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

Mais de 100 países integram essa importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nessa família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade.