Nota do Governo do Acre sobre os índios isolados

A Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Governo do Estado do Acre vêm a público esclarecer informações acerca das questões relativas à proteção dos índios isolados, na região do Alto Envira.

indios_isolados001Desde que teve conhecimento da possível ameaça aos grupos isolados, o Governo do Estado do Acre tomou todas as devidas providências junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), ligado ao Ministério da Justiça.

A Polícia Federal coordenou a Operação Xinane para retomar a base e garantir a segurança dos funcionários da Funai e de grupos isolados. O Governo do Estado do Acre prestou total apoio logístico, por meio do helicóptero João Donato, e destacou um efetivo de homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

Em recente reunião em Rio Branco, com todos esses órgãos, inclusive, com a presença da secretária Nacional de Segurança, Regina Miki, e do presidente da Funai, Márcio Meira, ficou acordado o destacamento de um efetivo da Força Nacional de Segurança Pública, que se encontra na região até a chegada do Exército.

Portanto, todos os compromissos assumidos pelo Governo Federal com o Governo do Estado do Acre estão sendo rigorosamente cumpridos, e as notícias veiculadas com informações contrárias aos fatos relatados são infundadas e o Governo do Acre só tem a agradecer o Governo Federal pelo total apoio prestado até o momento na defesa dos índios isolados.

 
Ildor Reni Graebner  
Secretário de Estado de Segurança Pública 
 
Regina Miki 
Secretária Nacional de Segurança