Ibama concede penúltima licença para o Linhão 2

O Instituto Brasileiro de de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis emitiu licença de instalação para a Rio Branco Transmissora de Energia relativa ao Projeto de Implantação do Lote D do Leilão nº 01/2009, da Linha de Transmissão 230kV Porto Velho/Abuanã/Rio Branco e da ampliação das subestações associadas, pertencentes à rede básica do Sistema Interligado Nacional.

linhocemat3A interligação fará parte do sistema de transmissão que trará reforço energético necessário ao escoamento de energia do complexo de geração das hidrelétricas do rio Madeira.  Com extensão de 487 km, a linha de transmissão de energia vai passar pelos municípios de Porto Velho, em Rondônia e Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro e Rio Branco, no Acre.  A licença é válida por quatro anos e foi analisada pelo Núcleo de Licenciamento do Ibama no Acre.llicen

A licenca emitida pelo Ibama é a de instalação da rede entre os dois estados. A última licença do Ibama será a de autorização de funcionamento, quando todo o linhão estiver concluído.

Indenização

As negociações com os proprietários de área onde o Linhão vai passar, na BR-364, ainda não foram finalizadas. Há negociações com fazendas, igrejas (evangélicas e do Daime), comerciantes, sindicatos e pontos onde se localiza os desenhos geoglifos, que terão que ser desviados para não repetir o primeiro linhão, que invadiu parte das figuras geométricas e que são patrimônio histórico.