FEM divulga lista de aprovados na Escola Acreana de Música

A Fundação de Cultura Elias Mansour divulgou a lista dos candidatos classificados na seleção para ingresso nos cursos que serão oferecidos pela Escola Acreana de Música. Cerca de 3.500 pessoas participaram dos testes que aconteceram no período de 14 a 18 de fevereiro de 2011. Foram aprovados 308 candidatos, entre jovens, adultos e crianças.

fem15dfkjdfjkhdfAmpliar o diálogo com a comunidade com o propósito de promover a universalização do acesso aos bens culturais, através da promoção de ações artístico-culturais como estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, procurando despertar e aprimorar habilidades, além de revelar talentos.  

Esse é  um dos objetivos do programa de formação da Escola Acreana de Música, coordenada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com recursos financiados pelo governo do Estado. Dircinei Souza, diretor-presidente da FEM, explica que o projeto tem como foco o acesso da comunidade ao programa de formação.  

“O governo do Estado pretende com o programa de formação dialogar com a comunidade, considerando cada cidadão como ator do processo. Nosso papel é oferecer oportunidades de acesso para que possam desenvolver seus dons artísticos. A ideia do governo é de implementar políticas públicas de cultura para atender a comunidade acreana, permitindo e ampliando o acesso dos cidadãos as diversas linguagens artísticos-culturais”, disse o presidente.

Processo de avaliação – A forma de avaliação utilizada levou em conta o critério da maior média obtida na soma das duas avaliações (percepção melódica e percepção rítmica) feitas para cada candidato. No teste foi aplicada uma metodologia simples, em que o candidato não precisava ter o domínio sobre as técnicas musicais.

A banca examinadora foi  composta por professores da escola, do curso de música da Ufac e por músicos da banda do 4º BIS – ao todo dez profissionais da área.

“O teste perceptivo envolveu a coordenação motora, a afinação, a memória rítmica e a melódica. Esse foi um dos momentos mais ricos, pois acabamos descobrindo vários talentos”, comentou o maestro Cunha, um dos coordenadores do programa de formação musical da escola.

Matrículas – O prazo para confirmação da matricula será do dia 19 a 23 deste mês na Escola Acreana de Música (EsAM), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A coordenação avisa que os candidatos que não comparecerem no prazo estabelecido serão automaticamente substituídos.

Os documentos necessários para a confirmação da matrícula são: