Estrelão é expulso da Série C por ter entrado na justiça comum para abrir Arena (Governador promete lutar)

O Rio Branco, líder do Grupo A com 16 pontos em oito jogos, dono de uma das melhores campanhas, foi excluído da Série C do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Ainda cabe recurso no Tribunal Pleno do STJD. Com isso, o time está desclassificado e as duas vagas do grupo ainda estão abertas.

bola_na_rede

Por maioria dos votos, o Tribunal decidiu também punir o clube, por infração ao artigo 191 incisos I, II, III, em multa de R$ 13.385,37, e punir em R$ 100, além da exclusão da Série C, por infração ao artigo 231, todos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

Foram 2 votos a 1 a favor da exclusão do Rio Branco. O relator Paulo Bracks e o presidente Roberto Teixeira votaram a favor da eliminação do clube acreano, enquanto o auditor Washington Oliveira absolveu a equipe, mas de nada adiantou.

O Estrelão do Norte garantiu sua classificação com uma vitória sobre o Paysandu no último domingo, mas perdeu a vaga por ter acionado a Justiça Comum, infringindo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O Rio Branco e a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) acionaram a Justiça Comum contra a decisão da Procuradoria da Defesa do Consumidor do Estado do Acre que interditou a Arena da Floresta, sem esgotar todas as instãncias da Justiça Desportiva.

Tião Viana: ‘Vamos lutar contra os cartolas e os tapetões

Em reação a eliminação do Rio Branco pelo STJD, a justiça desportiva, o governador Tião Viana escreveu no Twitter:

-Vamos lutar com todas as forças na defesa de um futebol sem cartolas e tapetões…o Rio Branco venceu por seu suor e sua torcida acreana…

Muita gente na internet pedindo ao governador do Acre que interceda pelo Rio Branco, que deve recorrer já na próxima semana contra essa decisão que joga por terra a possibilidade de uma esquipe do Acre disputar a Série B do campeonato de futebol do Brasil em 2012.

Três na briga
Sem o Rio Branco, que folga na última rodada, as duas vagas serão disputadas Águia-PA, com 13 pontos, Paysandu, com 11 e Luverdense-MT, com 10. Na última rodada, domingo à tarde, o Paysandu recebe o Araguaína-TO, lanterna, com um ponto, e já rebaixado para a Série D, enquanto o Luverdense recebe, em Lucas do Rio Verde (MT) o Águia, num confronto direto. O time da casa precisa vencer para ficar com a vaga. O time paraense joga pelo empate.