Domingo e Segunda são dias de ver o VI Festival de Teatro do Acre

A programação do VI Festival de Teatro do Acre continua neste domingo e segunda-feira com mais três espetáculos e o lançamento do livro “Teatro de Rua no Brasil – a primeira década do terceiro milênio”, dos escritores Licko Turle e Jussara Trindade. Os eventos acontecerão no Teatrão e no Novo Mercado Velho.

teatroos_saltimbancos_gpt__13_O primeiro espetáculo no domingo começa às 17h e é uma montagem do clássico infanto-juvenil, Os Saltimbancos de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, adaptado por Chico Buarque de Hollanda. O trabalho é apresentado pelo Grupo do Palhaço Tenorino – GPT e conta a história de quatro animais que se encontram em uma estrada e cansados de serem explorados pelos patrões resolvem se unir e tentar a vida na cidade como um grupo musical. A obra propõe de forma lúdica e poética, uma reflexão sobre a exploração do homem pelo homem, a ganância da classe dominante e a crueldade do sistema capitalista. “Os Saltimbancos” já fez quatro temporadas desde sua estréia em outubro de 2010 e tem tido excelente receptividade do público acreano.

teatro1O_dragao_de_Macaparana22Avener_Prado_DSC6312Depois das crianças é a vez de diversão para os mais crescidinhos com o espetáculo Frei Molambo da dramaturga potiguar Lourdes Ramalho, o texto será apresentado pela companhia Raízes do Porto de Rondônia a apresentação ocorrerá também no Teatrão, às 21h. O espetáculo conta a história do Frei Rolando, um cavalheiro bíblico que decide sair mundo afora pregando e ensinando aos povos as profecias bíblicas e anunciando o apocalipse. O personagem faz ainda um acordo com seu anjo da guarda que para cada erro cometido em sua jornada dará um rasgão em sua roupa.

Na segunda-feira o evento volta para o Mercado Velho com o lançamento, às 17h, do livro “Teatro de Rua no Brasil – a primeira década do terceiro milênio” com a presença do escritor Licko Turle. O livro conta a história do teatro de rua nos últimos dez anos no país, com ênfase na organização política dos grupos e espetáculos de rua.

Por fim às 18h o público vai conhecer O Dragão de Macaparana, da Cia de Artes Fiasco, também de Rondônia. O espetáculo conta a história de dois artistas mambembes: Valdinho e Burlúvio, que ganham a vida levando sua arte a várias cidades em cima de uma carroça e que sempre acabam saindo fugidos por causa das inúmeras confusões que aprontam em todos os lugares onde se apresentam. A dupla chega até Macaparana onde conhece o calango Tonthico Tetinha que mexe com o coração de Valdinho e o Coronel João Babau que está disposto a acabar com toda essa festa.

O VI Festival de Teatro do Acre, que é de caráter nacional, vai até o próximo dia 21 sempre com apresentações no Mercado Velho e Teatrão, sendo que nesse último serão cobrados ingressos populares de R$10 inteiro e R$5 para estudantes. O evento conta com o apoio da Pizzaria Guia do Sabor, Uninorte, além de ser financiado pela Fundação Garibaldi Brasil, Fundação Elias Mansour e Ministério da Cultura. Mais informações podem ser adquiridas através do blog da Federação www.fetac.blogspot.com, na sede localizada atrás do Conselho Tutelar, na Rua Floriano Peixoto nº 817 ou através dos telefones: 3244-2554, 9975-5044 e 9981-1446.