Porto Acre comemora 110 anos do fim da Revolução Acreana

Ao som da Banda da Policia Militar, a cidade de Porto Acre abriu a programação alusiva aos 110 anos do término da Revolução Acreana, dia 24 deste mês. Durante a cerimônia foram entregues o Termo de Autorização de Uso Sustentável (Taus), que beneficia os ribeirinhos; um ônibus escolar e três lanchas, contemplados pelo “Programa Caminho da Escola”, do governo Federal em parceria com a Marinha do Brasil; e placas em homenagem às autoridades que contribuem com o desenvolvimento do município. Um dos agraciados foi o governador Tião Viana.

porto_acre_018A solenidade contou com a presença do prefeito José Maria Rodrigues, do vice-vice-prefeito Raimundo Jerônimo, o Coca, do presidente da câmara de vereadores do município, Wanderson Pereira de Souza, do Capitão Tenente da Marinha do Brasil eComandante da Agência da Capitania do Porto de Boca do Acre, Benedito Ferreira de Farias, da diretora presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Francis Mary Alves de Lima, que representou o governador Tião Viana na cerimônia, e representantes e lideranças da comunidade do município.

A cidade foi lembrada por sua importância histórica. No início do século passado serviu de palco para sangrentas batalhas que culminaram com a Revolução Acreana. “Essa comemoração é importante para o município por relembrar a nossa história, a memória dos nossos antepassados. Hoje, a batalha continua para que possamos dar uma vida melhor a todos os moradores do município. A Câmara Municipal de Porto Acre tem feito seu papel, com seus vereadores engajados em servir à comunidade. Sabemos que as coisas não são fáceis de administrar, por vários fatores, mas hoje, com o Governo do Estado e o governo da presidenta Dilma nos ajudando, estamos conseguindo vencer uma grande batalha. Com isso, Porto Acre vem se desenvolvendo cada vez mais e está se tornando um dos municípios mais organizados”, disse o vereador Wanderson Pereira de Souza.

“Em nome do governador Tião Viana agradecemos pela homenagem. O povo de Porto Acre está de parabéns por sua rica história, que merece ser revitalizada, para que os jovens tenham orgulho dela. Além das ações envolvendo a humanização, nós iremos realizar em parceria com o município projetos que contemplem as duas dimensões: humanização e cultura. Queremos revitalizar cada vez mais a memória e fomentar a arte em Porto Acre. Iremos envolver o poder público e a comunidade nessa construção, para que possamos valorizar a identidade cultural do município. Parabéns à comunidade de Porto Acre em nome do governador Tião Viana”, ressaltou Francis Mary.

porto_acre_015Para o prefeito José Maria (veja vídeo aqui) a comemoração tem um sentido muito importante como parte da história do Brasil. “Para nós é mais que uma comemoração. Há 110 anos, na cidade de Porto Acre, as famílias acreanas comemoraram o final de uma angústia, o término de uma luta de pessoas que sonhavam ter essa região como um pedaço de sua pátria. Várias revoluções se travaram nesse pedaço de terra chamado Porto Acre. Foi o bravo gaúcho Plácido de Castro que sonhava com a independência, com uma revolução que libertasse nosso povo. Graças a Plácido de Castro e os guerreiros nordestinos, essas terras passaram a ser brasileiras. Infelizmente, muitas batalhas foram travadas em vários momentos da história de nosso país, muito sangue foi derramado, mas hoje vivemos a expressão da democracia num país chamado Brasil, na conquista da nossa liberdade. Espero que depois da democracia, a luta seja no combate das ideias para acabarmos com a guerra entr e os povos. Todos nós temos direito a um mundo melhor”.

Após a solenidade, a programação envolveu corrida pedestre, ciclismo, apresentação de MotoCross, almoço para a comunidade, futebol, cinema, show gospel, e apresentações com artistas do município.