Governador do DF visita Rio Branco e conhece programas na Saúde

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz Filho, visitou a capital acreana nesta quinta-feira, 26. O governador do Acre, Tião Viana apresentou a Agnelo as unidades de saúde do estado que prestam atendimentos de baixa, média e alta complexidade. Tião Viana disse que Agnelo Queiroz e seu governo têm sido muito solidários com o Acre. “Alguns pacientes nossos que precisam de atendimento lá encontram dignidade e acolhida. O governador Agnelo veio conhecer experiências que estão dando certo aqui, e que podem ser levadas para lá, podem ser aproveitadas. É uma honra o Acre receber o governador e sua equipe”, declarou Viana.

agnelo_governador_df_visita_acre_foto_gleilson_miranda_5O primeiro local visitado por Agnelo Queiroz e Tião Viana foi o Hospital das Clínicas (HC). Queiroz conheceu a área onde são feitas as consultas e triagens dos pacientes que buscam atendimento no programa “Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos”. Em seguida, ambos participaram de um breve ato no auditório do HC, com cerca de 400 pacientes que já fizeram cirurgias para remoção da catarata. O governador e a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, acompanhados pelo diretor do programa “Cuidando dos Seus Olhos”, Fábio Vieira, explicaram ao governador do Distrito Federal como são feitos os procedimentos e ressaltaram que o atendimento prioritário é destinado aos idosos.

“Já ouvi muitos relatos de pessoas que antes não conseguiam cozinhar, costurar, ler uma bíblia ou sequer sair de casa porque tinham medo de se machucar, mas que depois da cirurgia voltaram a enxergar e conseguem ler suas bíblias ou costurar uma roupa para o neto. São histórias assim que nos deixa feliz e que nos faz ver que o governo esta levando dignidade para esses idosos. Já são mais de 60 mil olhos que voltaram a enxergar”, disse o governador Tião Viana.

Agnelo Queiroz aprovou a iniciativa do Governo do Estado e ressaltou que este programa é um exemplo que deve ser seguido por outros governantes do Brasil. “Fico muito satisfeito em ver um programa tão maravilhoso como esse. A condição de enxergar garante qualidade de vida. A capacidade de enxergar é o que nos guia e isso devolve dignidade às pessoas. Com certeza nós vamos nos propor a fazer um trabalho semelhante no Distrito Federal”, disse Queiroz.

Segundo ele, o trabalho realizado pelo governador Tião Viana com “Cuidando dos Seus Olhos” pode ser usado como referência pelo Governo Federal para que um programa similar seja executado em todo o Brasil.

Tião Viana convidou Agnelo Queiroz a assistir uma cirurgia de remoção da catarata. O governador do Distrito Federal, que também é médico, mostrou-se impressionado com a qualidade técnica dos médicos e com a qualidade dos equipamentos utilizados na realização das cirurgias.