Rio Branco recebe palestra com consultor da Agência Nacional de Petróleo

O governo do Estado realiza a palestra “Exploração e Produção (E&P) de Petróleo e Gás na Bacia do Acre: Oportunidades de Investimentos” com o consultor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Newton Monteiro. O evento será nesta sexta-feira,13, às 8h30, no auditório da Federação da Indústria do Acre (Fieac). O evento é aberto ao público.

petrleo“Numa área muito menor que a do Acre, de 10 mil quilômetros quadrados na Bahia, a gente achou 90 campos de petróleo. Do outro lado do Peru, já deve ter mais ou menos um número desses. Porque, se a bacia do Peru é a mesma do Acre, não pode ter chance de ter (petróleo) no estado? É por isso que a gente acha que tem”, diz o engenheiro Newton Monteiro, que há 42 anos trabalha com petróleo e gás no Brasil, sendo 35 anos na Petrobras e sete anos na ANP.

Mestre em Engenharia de Petróleo, Newton Monteiro foi um dos que incentivou, a partir de 2007, o então senador e hoje governador Tião Viana a continuar a sua antiga luta de apostar na perspectiva da existência de gás e petróleo no Acre. Naquele ano, Tião Viana conseguiu incluir no Orçamento Geral da União R$ 27 milhões para a ANP investir nos levantamentos aéreos, geoquímicos e sísmicos, todos já realizados no estado.

Agora, falta apenas iniciar as perfurações dos poços, previstas para serem definidas no leilão de outubro da ANP, que irá escolher a empresa através de licitação. Newton vem ao Acre por meio de um convite do governador Tião Viana. Aos empresários acreanos, o engenheiro dirá que a indústria do petróleo de pequeno e médio porte, do tipo que pode ser instalada no Acre, é extremamente poderosa no mundo e bastante atrativa para todos, inclusive para as empresas da região.

Newton é graduado em Engenharia Mecânica – Produção (Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, RJ) e em Engenharia de Petróleo (Universidade da Bahia), Mestre em Matemática Aplicada (PUC-RJ) e Engenharia de Petróleo (Stanford University, USA), com cursos de Especialização em Recuperação Melhorada de Petróleo (Stanford University, USA). Atualmente ele também é consultor para atividades de E&P da OGX, Petra Energia e Panoro Energia; consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento para assuntos de E&P e consultor em Projetos de P&D relativos à atividade de E&P.