Alzheimer: dias 18, 19 e 20 no Sesc mal será debatido

Em uma ação mundial e simultânea com outros países, a Associação Brasileira de Alzheimer promove no mês de setembro no Acre e mais 22 estados a Campanha Nacional de Alzheimer. Batizada de “Alzheimer: quanto antes, mais tempo você terá para lembrar”, a campanha foi pensada no método tradicional de se lembrar de algo: uma fita no dedo. Com o apoio da Danone Medical Nutrition, a ação objetiva destacar a mensagem “Eu não esqueço” para chamar a atenção sobre o diagnóstico precoce de Alzheimer, como também o sistema público para mais prioridade na terceira idade.

Alzheimer.02Em Rio Branco, as ações acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de setembro. O primeiro evento, a ser realizado no SESC Bosque, contará com palestra e exibição de filme sobre a Doença de Alzheimer. Já no dia 19, o alerta será feito na Assembleia Legislativa por meio da palestra “Diagnóstico precoce e papel da ABRAz”. No último dia de ações, 20 de setembro, mais uma palestra de tema “Conhecendo a Doença de Alzheimer” será ministrada, assim como a aplicação do mini exame do estado mental.

Alzheimer: eu não esqueço!

Segundo dados recentes do IBGE, o país possui atualmente mais de 15 milhões de pessoas com faixa etária igual ou superior aos 65 anos, o que representa 7,4% da população total. Estima-se, no entanto, que  dentro de 47 anos, devida a maior expectativa de vida no país, esse número chegue a 58 milhões, ou seja, 26,7% dos brasileiros.

Se levarmos em consideração que o número de pessoas com Doença de Alzheimer, apenas no Brasil, é de cerca de 1,2 milhões de pessoas, podemos concluir que 1 em cada 12 idosos vivem com a doença. Número que pode se tornar ainda mais alarmante se incluirmos nesse cálculo a grande quantidade de casos ainda não descobertos e devidamente diagnosticados.

A problemática envolvendo esse crescimento no número de idosos, no entanto, deve-se a falta de políticas públicas concretas e bem desenvolvidas a fim de assegurar qualidade de vida e saúde para essa nova população. Além de ser feito um alerta aos familiares e médicos, com relação à importância do diagnóstico precoce para a prolongação da independência desses indivíduos, a campanha encabeçada pela Danone Medical Nutrition, ABRAz e W/McCann pede mais atenção do Sistema Público na terceira idade brasileira.

Segundo a presidente da Abraz, Fernanda Gouveia Paulino, o diagnóstico precoce proporciona a qualidade de vida ao paciente, como também a preservação da memória no estágio inicial da doença, o que permite o paciente fazer suas atividades diárias normalmente.

Serviço

Dia 18 de setembro

Local: SESC Bosque

Palestra e filme sobre Doença de Alzheimer (Av. Getúlio Vargas – Vila Ivonete)

Das 15 às 19 horas

Dia 19 de setembro

Local: Assembleia Legislativa (Rua Arlindo Porto Leal, 241)      

Palestra “Diagnóstico precoce e papel da ABRAz

Das 10 às 11h30

Dia 20 de setembro

Local: Ala Geriátrica do Hospital das Clínicas de Rio Branco

Palestra “Conhecendo a Doença de Alzheimer” e aplicação do Mini exame do estado mental

Das 7 às 13 horas