Prefeitura de Sena e Funasa: água em escola da zona rural

“A situação aqui era muito difícil. Muitas vezes era preciso carregar água em baldes e de uma distância considerável para suprir parte de nossa demanda. Agora, com a implantação desse projeto a realidade é bem diferente. Temos água em abundância em nossa escola”. O depoimento é da professora Margarida Ferreira da Silva Lima, que trabalha na escola Joaquim Furtado Dávila, localizada no ramal do 17, Cassirian, zona rural de Sena Madureira.

poço artesiano cassirianAtravés de um convênio firmado entre a Prefeitura de Sena Madureira e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a referida unidade de ensino foi contemplada com o projeto “Água na escola”. Com os recursos disponíveis, a prefeitura implantou um poço artesiano na escola, disponibilizando ainda bomba dágua, caixa e outros equipamentos. Também foi construída em anexo à escola uma cozinha em alvenaria que dispõe de cantina, escovódromo e dois banheiros.

O Cassirian já foi contemplado com o programa Luz para Todos, o que facilitou também a chegada de mais esse benefício.

Na sexta-feira, 4, o prefeito Mano Rufino participou da cerimônia de inauguração do projeto. O ato contou também com a presença da secretária municipal de educação, Wanda Motta, vereadores Cleyton Brandão, Tom Cabeleireiro e Caju Diniz, além da superintendente da Funasa no Acre, Renata Souza e demais secretários municipais.

[mais fotos no flickr abaixo]

O município de Sena Madureira é o primeiro do estado a ter esse projeto inaugurado.

Ao usar a palavra, o prefeito Mano Rufino demonstrou muita satisfação e disse que o desafio da administração é garantir tal benefício a outras localidades da zona rural. “Inicialmente queremos agradecer a Deus por esse momento tão importante e também destacar a parceria mantida com a Funasa. São ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Iremos trabalhar com a meta de atingir 100% das escolas da zona rural”, complementou.

Renata Souza, superintendente da Funasa no Acre, adiantou que a Funasa realizou convênios com outras prefeituras do estado, mas que Sena Madureira é a primeira cidade a inaugurar o projeto. “Por isso, queremos parabenizar o prefeito e todos da administração e dizer que estamos à disposição da prefeitura para ajudarmos no que for possível”, frisou.

De acordo com a secretária municipal de educação, Wanda Motta, a prefeitura de Sena Madureira mantém outros três convênios com o MEC no sentido de implantar o programa “Água na escola” nas comunidades Cazumbá-iracema, rio caeté, São Domingos, ramal do 20, gleba São Jorge e escola São José, no seringal São José, rio Purus.

Mais fotos no flickr oestadoacre.com