Professor de Sena aposta em melancia e produção pode render 10 vezes o investimento

O professor Rivaldo Severo pegou emprestado experiência de Rondônia, na verdade de sua irmã que mora no Estado vizinho, e transformou parte de uma área que tem na BR-364 (sentido Sena-Manoel Urbano) em uma grande plantação de melancias. O terreno utilizado pelo mais novo produtor de Sena era uma área degradada e, segundo ele, com apoio da Seaprof, conseguiu apoio para recuperar o solo. Pasmem: o sucesso de Rivaldo Severo já causa até ataques insanos de adversários políticos na internet.

melancia.jpgComo todos sabem, a melancia  precisa de solo bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. Os solos arenosos são os mais adequados. A melancia pode ser cultivada sob o sol direto ou em sombra parcial, com alta luminosidade, segundo engenheiros agrônomos.

Uma orientação básica sobre a irrigação é de que a melancia deve ser irrigada com frequência durante o crescimento da planta, mas sem que ocorra o encharcamento do solo. Durante a formação e crescimento dos frutos, é necessário reduzir a frequência da irrigação.

-Acreditei na idéia de uma irmã minha que fez a mesma experiência em sua propriedade em Ji-Paraná (RO) onde o cultivo da melancia em campo deu certo e eu resolvi experimentar, acabei fazendo um investimento na ordem de 9 mil – conta Rivaldo.

E continua:

-Havia uma área inutilizada (degradada) e para isso busquei o apoio de técnicos da SEAPROF, que me auxiliaram, orientando e acompanhando a evolução da colheita.

Rivaldo, que já foi vendedor ambulante, vereador e hoje é diretor da Difusora e Aldeia FM no município de Sena,  pensa grande. Ele quer ganhar pelo menos 10 vezes o que investiu em plantio de melancia.

-Investi R$ 9 mil e tenho expectativa de vender mais de R$100 mil  apenas com a melancia. A produção deve chegar a 20 mil frutas, e isso mostra que a nossa terra é boa e que vale à pena arriscar e acreditar porque o retorno é certo.

Quer ver fotos de Sena? aqui no flickr oestadoacre.com