Ato em defesa da Reforma Política e Eleições Limpas

A deputada Perpétua Almeida participou, nesta quarta-feira, em Brasília, representando a bancada federal do PCdoB no Congresso Nacional, da marcha e ato público organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em defesa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. A marcha saiu da praça do Museu Nacional na Esplanada dos Ministérios até a Rodoviária Central de Brasília cobrando eleições sem pressão do poder econômico, afastamento definitivo de recursos de empresas, igualdade de gênero, eleições proporcionais em dois turnos.

Durante discurso, Perpétua Almeida cobrou agilidade na reforma do sistema político e garantias de maior participação feminina. “Nós, mulheres, somos mais de 50% da população e menos de 10% do Congresso. Isso precisa mudar! Hoje, as eleições, na sua maioria, são definidas pelo poder econômico. Queremos mudanças! Queremos uma reforma política que enfrente o poder econômico e garanta a participação igualitária das mulheres na política e em novos espaços de poder”.

O ato marcou também as ações em prol de coleta de assinaturas para o projeto de Reforma Política apoiado por 57 entidades da sociedade civil. Será necessário coletar mais de 1,5 milhão de assinaturas para que a proposta de iniciativa popular seja apresentada. Por isso, a OAB e CNBB estão recolhendo assinaturas em todo país.

[do gabinete]