Samoel Evangelista eleito presidente do Colégio Nacional de Corregedores Eleitorais

O desembargador Samoel Evangelista foi eleito na tarde da sexta-feira (29) como novo presidente do Colégio Nacional dos Corregedores Eleitorais para o ano de 2014.

O magistrado é membro do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), onde atua como presidente da 2ª Câmara Cível, como também é vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

A eleição aconteceu durante o XXXV Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, que está sendo realizado em São Paulo. O evento que se estende até este sábado (30), reúne corregedores eleitorais de todo o Brasil.

Ao ser eleito para o prestigiado cargo, Samoel Evangelista assinalou o que representa para esta nova etapa de sua trajetória. “Tenho consciência do enorme desafio e responsabilidade que é presidir esse Colegiado, que tem a incumbência de contribuir para o aprimoramento da Justiça Eleitoral no Brasil e, via de consequência do regime democrático”, afirmou.

Trajetória

Presidente da 2ª Câmara Cível do TJAC (biênio 2013-2015).

Natural de Rio Branco (AC), Samoel Martins Evangelista nasceu em 7 de setembro de 1957. É divorciado, tem duas filhas e um neto.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC) em 1983. É pós-graduado em Direito Processual Civil.

Na Secretaria de Segurança Pública do Acre foi Diretor do Departamento de Identificação, Diretor do Departamento de Polícia Técnica, Diretor do Departamento de Polícia Judiciária, Assessor Jurídico, Membro da Comissão Permanente de Licitação, Corregedor Geral da Polícia Civil, Delegado de Polícia Civil, Membro do Conselho Estadual de Prevenção, Fiscalização e Repressão a Entorpecentes, Secretário de Segurança Pública, Diretor-Geral da Polícia Civil, Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito, Vice-Presidente do Conselho Regional de Segurança da Fronteira Oeste (CONSEFO), além de Diretor Financeiro do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

No Ministério Público do Estado do Acre foi Promotor de Justiça de Primeira Entrância, Promotor de Justiça de Segunda Entrância, Titular da Quarta Promotoria de Justiça Criminal da Capital, Procurador de Justiça, Coordenador de Defesa do Patrimônio Público, Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social e Controle da Evasão Fiscal, além de Corregedor-Geral.

No Tribunal de Justiça do Acre assumiu a Vice-Presidência no biênio 2003-2005. Exerceu a Presidência do TJAC durante a gestão 2005-2007. Presidiu a Câmara Cível do Tribunal de Justiça no biênio 2007-2009 e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre no biênio 2007-2009. Posteriormente, no biênio 2009-2011, atuou como Corregedor Geral da Justiça, e no biênio 2011-2013, exerceu a Vice-Presidência do TJAC.

Atualmente é Presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e Juiz-Membro da classe de Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (biênio 2013-2015).

No ano de 2013 completa onze anos de Desembargo.

[fonte: tjac]