30 mil mudas frutíferas doadas em Sena Madureira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio dos Serviços Sustentáveis (Sedens) entregou no último final de semana a centenas de produtores rurais de Sena Madureira, 30 mil mudas de plantas frutíferas.

Ao ouvir na rádio que o governo estaria doando as mudas, a agricultora Maira Oneida saiu às pressas da sua colônia, nas margens do rio Yaco, em busca das plantas.

“Tenho várias fruteiras na minha propriedade e forneço poupa de frutas para algumas lanchonetes da cidade, agora quero aumentar minha produção”, explica Oneida, que levou para casa diversas mudas de açaí, ingá, graviola, cupuaçu e maracujá.

O centro da cidade ficou repleto de produtores que vieram de diversas localidades rurais. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cirlei de Souza, o prefeito Mano Rufino e o titular da Sedens, Edvaldo Magalhães, participaram da entrega.

Segundo Cirlei, essa era uma reinvindicação do sindicato, que prontamente foi atendida pelo governo. “O produtor percebeu que plantar fruteiras é uma saída para aumentar sua renda, pois além de estar reflorestando a área desmatada, ele vai ter lucro futuramente”, disse.

Para o gestor da pasta, Edvaldo Magalhães, essa é uma nova saída para a economia rural. “No ano passado estivemos aqui entregando mudas de origem madeireira, agora são frutíferas. Dessa forma, vamos reflorestando o Acre e melhorando a vida de quem vive no campo”, ressaltou Edvaldo.

As mudas são produzidas pelo Viveiro da Floresta de Rio Branco, e são distribuídas gratuitamente pela Sedens para produtores rurais de todo o Estado. No ano passado foram doadas quase um milhão.
[Jaqueline Teles – Assessoria/Sedens]