Prefeitura de Sena e Governo levam atendimento aos moradores do Iaco

“É difícil descer pra rua levando muitas crianças, o gasto é grande, sem falar na preocupação. Por isso, hoje saímos de casa de madrugada, quando ainda estava tudo escuro para sermos atendidos pela equipe do Saúde Itinerante. Graças a Deus, fomos bem atendidos. Deu tudo certo”. O depoimento marcante é da ribeirinha Josineide Gadelha, moradora da comunidade Campo Osório, rio Iaco.

Ela foi uma das inúmeras pessoas atendidas nesse último final de semana pelo programa Saúde Itinerante, colocado em prática pela Prefeitura de Sena Madureira, em parceria com o governo do estado. Na sexta-feira (21) e no sábado (22), os atendimentos foram realizados na comunidade Recife, alto rio Iaco, abrangendo localidades vizinhas.

Além da equipe da Prefeitura, o governo do estado enviou médicos especialistas para atender os ribeirinhos: Ginecologista/obstetrícia, Pediatra, Dermatologista, Infectologista, Geriatra e Clínico geral. Houve, ainda, a distribuição de medicamentos, atendimento do programa Bolsa Família, exame do PCCU, vacinação, palestra de caráter preventivo, entre outros.

Prefeito visita comunidade e destaca importância da iniciativa 

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, passou quatro dias no rio Iaco, ocasião em que acompanhou as ações do programa Saúde Itinerante e visitou diversas comunidades. Rufino desembarcou do porto da cidade na quinta-feira e retornou somente no domingo.

Em entrevista à imprensa, ele agradeceu a parceria mantida com o governo do estado, adiantando que quem ganha, com isso, é a comunidade, principalmente as famílias mais necessitadas. “Estou muito feliz com o resultado obtido. A Prefeitura fez todo o esforço para enviar a equipe ao rio Iaco e recebemos, agora, o aporte do governo do estado que teve a sensibilidade de enviar especialistas para atender os ribeirinhos. Constatamos a viva-voz a felicidade das pessoas em poder contar com todo esse aparato. Vamos continuar buscando as melhorias para nossa população”, comentou.

No rio Iaco, a equipe do programa Saúde Itinerante Municipal permanece atendendo. A ação será realizada até o dia 27 deste mês. “Já houve atendimento também na comunidade Cazumbá, rio Caeté. Iremos estender esse trabalho aos demais rios, estradas e ramais de nosso município, pois sabemos de sua importância”, enfatizou o prefeito.

O prefeito Mano Rufino também esteve acompanhado dos secretários Dinho Nascimento (Saúde) e Jairo Cassiano (Obras).

“Somente através da união é possível a garantia de uma ação como esta, garantindo mais cidadania para o homem do campo”, ressaltou o secretário Jairo Cassiano.

“Trata-se de uma conquista para nossa população e esse apoio do governo do estado tem sido fundamental. São diversos atendimentos, inclusive com a presença de especialistas, oportunizando os moradores de um modo geral a terem um momento diferenciado”, lembrou o secretário Dinho Nascimento.

“Recebemos um atendimento digno e de qualidade”, comenta morador 

Morador há 29 anos na comunidade Recife, o senhor Antônio Barbosa agradeceu a presença do prefeito Mano Rufino e equipe no rio Iaco. Segundo ele, o atendimento itinerante é de grande valia, já que o deslocamento até a cidade se torna difícil, sobretudo, em razão das despesas. “Poder receber o atendimento na porta de nossa casa é maravilhoso. Tivemos um atendimento digno e de qualidade, por isso, queremos agradecer a todos por esse empenho e olhar especial com a gente que mora no interior do município”, mencionou.

Durante a noite foi promovido um evento cultural que reuniu centenas de pessoas.

Torneio de futebol com 16 equipes 

Além dos atendimentos na área da saúde, a Prefeitura de Sena, por intermédio da Gerência de Esportes realizou um grandioso torneio de futebol de campo contando com as equipes: Canamarí, Campo Osório, Time da castanha, Recife Esporte Clube, Time do Barco, São Pedro, Amisterdan I e II, Boca do ouro, Juventude, Esporte Recife, Estrela do Norte, Time do Binga, Bayer do Baturité, Silva Jardim e Real Madri.

O grande campeão foi o time do Bayer do Baturité que recebeu das mãos do prefeito Mano Rufino, troféus, medalhas, uma bola e quantia de 200 reais. O segundo colocado foi o time Boca do Ouro. “A avaliação é bastante positiva. Graças a Deus tudo transcorreu dentro do normal, sem nenhuma confusão e isso é o mais importante. Como gestores públicos só queremos é cada vez mais estarmos promovendo eventos dessa natureza para a população da zona rural”, discorreu o professor Beto, gerente de esportes.

Foi entregue, na ocasião, para a comunidade Recife um kit-esportivo contendo: 05 bolas de futebol de campo, 05 bolas de voleibol e duas redes, sendo uma para futebol e a outra para voleibol.

Também esteve presente na comunidade Recife o ex-prefeito Nilson Areal que atualmente é coordenador regional do Saúde Itinerante estadual.

Na referida comunidade, a Prefeitura de Sena Madureira construiu uma unidade de saúde em alvenaria que deverá ser inaugurada brevemente.

[divulgação]