Acre se aproxima dos 100% vacinados contra a Poliomielite

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou o balanço obtido no dia “D” (sábado), resultado parcial da segunda etapa. Foram 36.213 doses aplicadas em crianças de zero a cinco anos contra a paralisia infantil, representando 44,51% de cobertura vacinal.

O diferencial este ano foi a campanha de seguimento da vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, que até agora imunizou 37.621 crianças de até sete anos, o que representa 38,86% da população a ser atingida.

Vale lembrar que a meta preconizada pelo MS é alcançar 95% das crianças. Na primeira etapa foram vacinadas 79.573 crianças, correspondendo a 97,81% de cobertura. Assim, a estimativa é alcançar 100% na segunda fase, imunizando 81.351 crianças contra a pólio e 96.800 contra sarampo, caxumba e rubéola. 

De acordo com a gerente da Divisão de Imunização de Redes e Frios, Maria Auxiliadora, “é importante que os pais ou responsáveis não deixem de levar as crianças para tomar a segunda dose vacina, pois assim estão garantindo a imunização, além de impedir a disseminação do vírus causador da paralisia infantil na comunidade. Mesmo que a criança não tenha recebido a primeira dose, pode comparecer nesta etapa para tomar as gotinhas e também atualizar o cartão de vacina”.

Quem não levou seu filho para vacinar tem até o dia 16 de setembro para imunizá-lo contra a paralisia e até 7 de outubro para a receber a tríplice viral.

Em todo o estado estão funcionando quase 300 postos de vacinação fixos e móveis na zona rural e urbana, com uma soma de mais 1.300 profissionais envolvidos.

Desde 1990 o Brasil está livre do poliovírus e em 1994 recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão deste agente infeccioso. Este é o 32º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 22º ano sem a doença no país. Assim, o Governo do Acre não mede esforços para contribuir para manter o país livre da paralisia infantil.

Sair da versão mobile