Rio Branco vence Paysandu por 2 x 0 e avança na C

O Estrelão vence o Papão de Belém, PA, na Arena da Floresta, debaixo de chuva, por 2 a zero. Com a vitória, a equipe do Acre dá um passo importante rumo à Série B.

Aos 44 do segundo tempo Ley perdeu um pênalti. Seria o terceiro, mas o placar final acabou RBAC 2 x 1 PAY. Com a vitória o Rio Branco vai a 16 pontos e avança para a próxima fase.

História do jogo

Fazendo seu último jogo na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, o Rio Branco fez o dever de casa e jogando no Estádio José de Melo, no Acre, bateu o Paysandu por 2 a 1 e saiu com a classificação à segunda fase da competição. Os gols da partida foram marcados por Juliano César e Testinha (Estrelão); e Rafael Oliveira (Papão). O resultado deixa em aberto a segunda vaga do Grupo A, que será definida apenas no próximo final de semana.

Com mais três pontos na chave, o Rio Branco chega aos 16 pontos, continua na liderança e agora não pode mais ser ultrapassado pelo terceiro colocado, o próprio Paysandu e que só pode chegar aos 14 – tem apenas mais um jogo na primeira fase. Já o Papão, com o revés no Acre, fica com 11 pontos e apostará todas as suas fichas na última partida do Nacional.

Papão tenta, mas…

Atuando diante de sua torcida e em busca da vitória para se classificar para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, o Rio Branco começou o jogo com uma postura bem ofensiva e sempre chegava com a velocidade e técnica do meia Testinha. No primeiro lance de perigo do time da casa, Rodrigão aproveitou cruzamento pela esquerda e cabecou forte, porém, sobre a meta do goleiro Alexandre Fávaro. O Rio Branco pressionava e pouco tempo depois, após “cochilo” da zaga, Testinha ficou livre e antes que chutasse foi interceptado por Jorge Felipe.

O Paysandu chegou pela primeira vez aos oito minutos, quando Potiguar recebeu passe, driblou o adversário e foi derrubado; na cobrança, Camilo subiu mais que a zaga adversária e cabeceou nas mãos do goleiro. Aos poucos o Papão equilibrava o jogo e esboçava fazer o primeiro. Em novo lance do time paraense, Rafael Oliveira não aproveitou lançamento de Robinho e perdeu a chance de poder abrir o placar fora de casa.

O Paysandu tinha maior posse de bola, mas não sabia aproveitar suas chances. Já o Rio Branco, que apesar de não estar mais bem, sempre que descia ao ataque levava perigo ao sistema defensivo do Papão. Foi assim, aos 27 minutos, que saiu o primeiro gol na partida. Após cruzamento de Testinha, Juliano César antecipou e testou forte para o fundo das redes. Minutos depois, o Estrelão ainda ficou reclamando de um pênalti não assinalado do árbitro após queda de Zé Marco na área.

O final do primeiro tempo foi marcado por muita pressão do Paysandu em cima do Rio Branco. Numa das boas chances de criou, Rafael Oliveira só não comemorou o empate pois o goleiro Rafael Córdova apareceu bem e fez boa defesa. Minutos depois, Sidny lançou Tiago Potiguar, que dominou e chutou, porém, apenas sobre à meta, para desespero da torcida do Papão no Estádio.

Que drama, Papão!

Após 20 minutos de atraso – iluminação no estádio acabou -, Roberto Fernandes tratou logo de modificar seu time e colocar Josiel, adaptando o esquema tático para três atacantes (Robinho e Rafael Oliveira já estavam em campo). O que se viu no início da segunda etapa foi um Papão disposto a empatar, mas ainda muito confuso dentro de campo e sem saber o que fazer quando tinha a bola em seus pés. Na primeira descida que teve, Thiago Potiguar arriscou de fora da área e à esquerda do gol adversário.

O Rio Branco tratou logo de responder e aos seis minutos por muito pouco não ampliou o marcador. Após contra-ataque, Ley tocou para Testinha, que emendou um chute na entrada da área e carimbou a trave de Alexandre Fávaro. O jogo era lá e cá. Pouco tempo depois o Paysandu respondeu com Araújo, que recebeu na entrada da área e antes de chutar acabou sendo desarmado por Vágner.

Quando o Papão esboçava o primeiro gol, aos 23 minutos veio a “ducha de água fria”. Após bom passe de Juliano César, Testinha invadiu a área e bateu cruzado, sem chances para Fávaro praticar a defesa. O jogo seguiu equilibrado e aos 39 minutos o Papão descontou com Rafael Oliveira. No final do jogo, Ley ainda desperdiçou um pênalti e a chance de deixar seu time tranquilo no jogo.

Próximos jogos!

Pela última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, enquanto o Rio Branco, já classificado, folga, o Paysandu recebe em casa, no domingo, às 16 horas, o já rebaixado para a Série D da próxima temporada, Araguaína. Lembrando que só a vitória interessa ao Papão da Curuzu.

Sair da versão mobile