Prorrogada campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A segunda etapa de vacinação contra a poliomielite e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foi prorrogada até o dia 26 de setembro. Os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos para tomarem as vacinas devem se dirigir-se até uma unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacina das crianças, para garantir a imunização.

As vacinas são oferecidas gratuitamente em postos e unidades de saúde de cada município. Para tomar a vacina contra a poliomielite a faixa etária é de 0 a 5 anos, já as crianças menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar também contra sarampo.

Segundo a gerente do Programa de Imunização e Rede de Frio, Maria Auxiliadora, para deixar as crianças livres dessas doenças é necessário que os pais se conscientizem sobre a importância de levar seus filhos para tomar as vacinas, pois, agindo assim, garantem a imunização e a boa saúde deles.

No Acre, até o momento, 81.351 mil crianças foram vacinadas contra a poliomielite, o que corresponde a 90% de cobertura vacinal, e 82.573 mil foram imunizadas contra o sarampo, representando 85%.

Maria Auxiliadora explica por que não conseguiu ainda a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que prevê 95% cobertura vacinal contra a poliomielite. “Há muita dificuldade de acesso nos períodos de estiagem às comunidades indígenas e localidades ribeirinhas onde o transporte na maioria das vezes é feito por barcos, fazendo com que as equipes de saúde passassem por dificuldades em levar a vacina até essas populações”, disse.

Com as crianças vacinadas contra a poliomielite, o Brasil e toda a América Latina estão dando continuidade à erradicação da doença, ato que foi declarado pelas Organizações Mundiais de Saúde (OMS) desde 1980.

A poliomielite, ou paralisia infantil é doença infectocontagiosa que acomete em geral os membros inferiores e se caracteriza por flacidez muscular e ausência de reflexo na parte do corpo atingida pela doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Provoca uma infecção que chega a afetar vários órgãos do corpo humano, principalmente a pele. Afeta principalmente crianças menores de 10 anos e, em alguns casos, também adultos.

Sair da versão mobile