Acre produzirá mais de 2 mil toneladas de frutas cítricas , aposta secretaria

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) recebeu 28 mil mudas frutíferas, que irão resultar na produção de 2.340 toneladas de frutas cítricas. Nessa etapa, serão beneficiados 280 produtores familiares, que no prazo de dois anos estarão colhendo a primeira safra de citros: laranja, limão e ponkan. De acordo com a produtividade regional, técnicos da Seaprof estimam uma produção recorde para os próximos anos.

Devido à restrição a caminhões de grande porte trafegarem pela BR-364, no trecho entre Manuel Urbano e Feijó, as duas carretas vindas de Minas Gerais desembarcaram as mudas em Manuel Urbano e Bujari. De lá, parte seguirá em caminhões menores aos municípios de Feijó e Tarauacá.

Com recursos do programa Fundo Amazônia, ainda está prevista a chegada de 216 toneladas de sementes de mucuna, feijão, arroz e hortaliças, bem como de mais 220 mil mudas de citros. “Os produtores já foram selecionados e estão aguardando com ansiedade a entrega das mudas”, disse Altemar Lima, chefe do programa de segurança alimentar da Seaprof.

Essa atividade é sintomática e reflete ações que se integram num contexto maior, que é elevar a qualidade de vida dos produtores familiares, aliando a geração de renda e ao abastecimento local.

Sair da versão mobile