Jorge Viana diz que CF foi desfigurado na Câmara dos Deputados

O discurso no plenário do senador Jorge Viana nesta quarta-feira, 02, foi para lamentar as modificações feitas pelos deputados federais na proposta de Código Florestal aprovada pelo Senado. Ele disse o texto “foi desfigurado na Câmara”.

Jorge Viana foi o relator do Código na Comissão de Meio Ambiente e trabalhou sempre dialogando com o senador Luiz Henrique, relator em mais três comissões. Ele conseguiu, junto com muitos senadores, uma força suprapartidária. Além do setor produtivo e organizações do movimento ambiental, eles ouviram juristas e cientistas: “O Senado fez um texto que orgulha a todos nós”. O texto, considerado de equilíbrio, foi aprovado por ampla maioria no início de dezembro do ano passado.

Para o senador, o conflito que se estabeleceu com a votação na Câmara é lamentável:  “É hora do entendimento entre aqueles que, com serenidade, querem mais produção, mas uma produção sustentável.”

Agora estão todos dependendo de uma posição da presidente da República: “Tenho confiança de que a presidente Dilma vai estar a favor daquilo que a opinião pública quer: produção com conservação. A ministra Izabella Teixeira (Meio ambiente) vai encontrar, junto com a presidente, o caminho para que não haja retrocesso na legislação ambiental”.

Jorge Viana discorda de quem acha o texto da Câmara melhor para os produtores: “O texto da Câmara é péssimo para o meio ambiente e também péssimo para os produtores, que vão parar nos tribunais, nas delegacias. E nós não queremos isso.” O senador defende regras jurídicas claras, que propiciem um ambiente de paz no setor produtivo. “Queremos que o Brasil seja referência como país que cuida da sua água, do seu meio ambiente, um país que aproxima a produção da proteção e conservação da floresta”, concluiu o senador.

Sair da versão mobile