Pequenos Negócios: governo ajuda e Capixaba ganha granja

A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) realizou nesta quinta-feira, 19, a entrega de mais um empreendimento em Capixaba (76 km de Rio Branco). A Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária de Capixaba Terra Verde, localizada no Projeto de Assentamento Alcoolbras, inaugurou sua granja.

granjaA comunidade construiu com recursos próprios um local para trabalhar a avicultura, e a SEPN os beneficiou por meio do projeto de apoio ao aumento da capacidade produtiva. Foram entregues 300 pintos, comedouros e bebedouros para o desenvolvimento da atividade e também realizado o cadastramento das famílias que vão estar envolvidas no trabalho comunitário.

Maria da Graça conta que assistiu ao programa “Fala Secretário”, apresentado na TV Aldeia, e na entrevista com o secretário José Reis ela conheceu os projetos que estavam sendo desenvolvidos pela SEPN e conversou com os amigos cooperados. Então o grupo decidiu vir até Rio Branco para que eles também fossem atendidos.

São 31 pessoas da comunidade que vão trabalhar na criação de galinha caipira. A SEPN vai levar um curso para o melhor desenvolvimento dessa cadeia produtiva. E durante dois anos o pequeno negócio vai continuar sendo acompanhado pelos engenheiros agrônomos da equipe técnica da secretaria.

“Nós ficamos muito contentes em ter uma gestão que olha para a zona rural. Na nossa comunidade há muitas pessoas que têm uma vida difícil, ganhando pouco, trabalhando a terra e sonhando com melhores condições de vida, e nos sentimos amparados quando vemos que teremos a chance de crescer e ter mais renda”, afirma o cooperado José Marques.


Join the Conversation