Empresas do Acre podem estar sendo vítimas de falsa Associação

A Fecomércio/AC alerta para a cobrança indevida emitida pela Associação Comercial e Empresarial do Brasil (Aceb). A suposta entidade emite boleto bancário destinado às empresas sem qualquer discriminação sobre o serviço cobrado.

Geralmente o valor da cobrança é R$ 298,50, com vencimento em 24 de agosto. Ao pagar, o empresário se torna automaticamente associado à Aceb, comprometendo-se a pagar anuidade ou mensalidade. As cobranças ilegais ocorrem com mais freqüência no início do ano, no entanto podem chegar em qualquer período.

O presidente da Fecomércio/AC, Leandro Domingos, informa que pelo menos uma vez por ano os empresários têm recebido o boleto bancário ilegal. “Temos de tomar cuidado, examinar as cobranças que recebemos e desconfiar de qualquer irregularidade, pois este tipo de golpe sempre acaba fazendo várias vítimas”, orienta. “Quem tiver recebido o documento deve comunicar ao Procon o fato.”

Domingos ressalta ainda que a Fecomércio/AC emite o boleto da contribuição sindical com vencimento somente até o dia 30 de janeiro de cada ano, e nada mais.

O que fazer quando o boleto chega

A empresa que receber a cobrança da taxa de manutenção pode proceder da seguinte maneira:

– Enviar carta a tais entidades informando que não tem interesse em figurar como associada;

– Recorrer ao Procon.

Para quem efetuou o pagamento indevido

As empresas que efetuaram pagamento de boleto acreditando que tal cobrança se referia a serviços prestados pela Fecomércio/AC, poderão requerer a restituição dos valores pagos, desde que comprovem a realização do pagamento por erro. O telefone da Fecomércio/AC para obter mais informações e esclarecer dúvidas é (68) 3212-4800.

Sair da versão mobile