Festival do Mandi: artesãos de Sena recebem capacitação

A prefeitura de Sena Madureira através de uma parceria entre SEBRAE, Secretaria da mulher, ICMbio e governo do Estado, estão capacitando os produtores de artesanato locais para que seja realizada uma feira com amostra de produtos regionais que serão expostos na festa do mandi que já é uma tradição no município, e está programada para acontecer nos dias 21,22 e 23 de Setembro na praia do Amarílio.

Consultores do SEBRAE já se encontram em Sena Madureira desde segunda (6) para qualificar os artesãos através de técnicas inovadoras com o intuito de valorizar os profissionais. A equipe iniciou os trabalhos na comunidade Cazumbá Rio caeté, dando continuidade no centro de Referencia de atendimento para as mulheres, localizado no prédio do antigo Centro Social Urbano.

No local, foi ministrada uma palestra pelo consultor Luiz Eduardo, sobre as novas tendências no mercado, com sugestões para que os produtores possam destacar a cultura local no melhoramento de pinturas, crochês, e chamando atenção para as riquezas naturais que o Estado Possui, como por exemplo, o cupuaçu, doces, bordados e também a madeira. Em seguida, o consultor atendeu individualmente os produtores.

Segundo Carlos Vale, gestor de políticas públicas do centro de Referencia de atendimento para as mulheres, a participação foi bastante positiva. “Os artesãos ficaram encantados com as novas técnicas sugeridas pelo consultor que destacou imagens como o cacho do açaí, buriti, boto cor de rosa entre outras que agregam valores aos produtos regionais, enriquecendo ainda mais os trabalhos e principalmente chamando atenção para a cultura local”, disse.

A Secretária municipal de cultura Maria Bonfim, mencionou a importância da qualificação que vai garantir também melhoramento na gastronomia do município. “Os proprietários de restaurantes também estarão envolvidos, o objetivo maior é oferecer qualidade e bem estar para as pessoas que visitarem a festa que atrai centenas de turistas para Sena Madureira”, afirmou.

Vale lembrar que além do tradicional prato típico (mandi) também será possível encontrar no evento artesanato, doces e outros atrativos da região.

Sair da versão mobile