O Mutirão da Catarata será lançado na manhã desta sexta-feira, 24, no auditório do Hospital das Clínicas, e contará com a presença da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O lançamento será feito simultaneamente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Acre, por meio de videoconferência.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o Acre foi um dos convidados a participar do lançamento do mutirão de cirurgias porque tem essa experiência anterior. “Agora, neste momento em que o Ministério da Saúde lança esse programa de cirurgias eletivas, o Acre já sai na frente. Nossa meta é alcançar 40 mil cirurgias realizadas para a população acima de 50 anos e zerar a demanda”, afirmou.
O mutirão será lançado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e tem como objetivo reduzir o tempo de espera pela cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados do Ministério da Saúde, as cirurgias de catarata tiveram um crescimento de 97% em todo o país, passando de 86 mil em 2010 para 169,4 mil em 2011.