Saneamento básico: equipe da prefeitura de Sena reúne na Amac

Uma equipe da prefeitura de Sena Madureira reuniu nesta sexta-feira, 22, na sede da Amac (Associação dos Municípios do Acre) para dar prosseguimento à discussão sobre o  Plano de Saneamento Básico. Conforme Lei federal, o plano define as ‘diretrizes que orientam como se dará a prestação dos serviços públicos de saneamento no município e abrangem o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais.’

Participaram na reunião representantes das secretarias de Planejamento, Admnistração, Meio Ambiente, Funasa e a empresa Vectra Engenharia, que venceu a concorrência e fará as obras quando o projeto estiver aprovado e os recursos liberados, data que ainda não se sabe quando acontecerá. [Assista vídeo ao lado]

[foto:oestadoacre.com]

Segundo a secretária de Planejamento do município, Valéria Bastos, esse levantamento, que deve ser elaborado por técnicos, com a participação da sociedade deve promover um documento final que contenha informações capazes de orientar o processo de planejamento eficaz para o fornecimento desse serviço.

– As cidades que não tiverem seus planos elaborados e aprovados pela FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), não poderão acessar financiamentos nesta área, a partir de 2014 – afirma  Valéria.

O secretário de Administração, Juza Bispo, disse que o prefeito Mano Rufino quer inaugurar um novo tempo na cidade de Sena Madureira.

-Que é fazer os primeiros metros de saneamento básico no município. Saneamento é saúde e melhora das condições de vida da população – afirmou Juza.

 

Sair da versão mobile