SENA: processo seletivo para Brigadista

SENA: processo seletivo para Brigadista

As inscrições para o processo seletivo aberto pelo IBAMA para preenchimento de vagas para Brigadista chefe de brigada, Brigadista chefe de esquadrão e Brigadista para prevenção e combate aos incêndios florestais serão encerradas amanhã, quarta-feira (8).

Até agora, segundo cálculos da organização, 86 pessoas já se inscreveram, sendo 76 para o cargo de Brigadista para prevenção e combate aos incêndios florestais e 10 para chefe de Brigada ou chefe de esquadrão.

Os interessados em se inscrever deverão procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Parque Ambiental Macário Lopes, bairro Ana Vieira, até as 18 horas de quarta-feira.

Teste de aptidão física dia 10

Na próxima sexta-feira (10) ocorrerá o teste de aptidão física, na antiga pista de pouso, sendo que a concentração será na Concha Acústica João Ribeiro. É necessário que o candidato compareça portando RG e CPG originais.

O processo seletivo foi aberto pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e oferece 15 vagas para o município de Sena Madureira.

Secretário municipal de Meio Ambiente destaca importância da Brigada

O secretário municipal de Meio Ambiente, Astério Vieira, disse nesta manhã que a Prefeitura está dando o suporte necessário, no que tange a realização das inscrições e outros procedimentos.

Astério Vieira relatou que o prefeito Mano Rufino fez o pedido ao IBAMA para que essa brigada fosse cedida ao município, no sentido de dá suporte à Prefeitura e ao Corpo de Bombeiros. “Vale lembra que não são todos os municípios que dispõem dessas brigadas. Agora com o período de estiagem existem inúmeros focos de incêndios tanto na zona urbana quanto na rural, por isso, é fundamental a atuação dos brigadistas”, salientou.

Processo seletivo

Para brigadista de combate a incêndios florestais é exigido apenas que o candidato seja alfabetizado. Doze vagas são oferecidas para essa função e o salário é de 678 reais, além de auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxilio transporte (quando couber) e seguro acidente.

Já o cargo de Brigadista – chefe de esquadrão são ofertadas duas vagas. O candidato precisa ser alfabetizado e possuir perfil de liderança. O salário é de 1.017 reais, além das vantagens. E para Brigadista – chefe de brigada está sendo oferecida uma vaga.

Nesse caso, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, possuir perfil de liderança e conhecimentos de informática. O salário é de 1.356,00 reais.

Documentação exigida

A inscrição é pessoal e intransferível. Os documentos necessários são:

·         Carteira de Identidade

·         CPF, na falta deste, será aceito o comprovante anual de isento, Declaração de imposto de renda pessoa física ou outro documento que possua a numeração do CPF, como carteira nacional de habilitação.

·         Título de eleitor, ou declaração do TER onde conste o número do título de eleitor.

·         Certificado de alistamento militar, certificado de dispensa de incorporação ou declaração da junta Militar, certificado de dispensa de incorporação ou declaração da junta de Alistamento do município comprovando a situação regular.

·         Certidão de nascimento ou casamento.

·         Número de inscrição no Pis/ PASEP( Somente aqueles que já possuírem).

·         Comprovante da última votação (dos dois turnos) ou declaração de quitação eleitoral.

·         Comprovante de residência com o nome do candidato (conta de luz, cotna de água,telefone etc.) declaração legível de “próprio punho”.

·         Atestado médico indicando estar apto a realizar atividades físicas, com a data não superior a quinze dias da data de inscrição.

·         Certidão negativa de antecedentes criminais, fornecida pelos cartórios judiciais Federal, Estadual ou Distrital do domicilio do candidato.

·         Tipo sanguíneo e fator RH.

O processo seletivo será regido pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais (PREVFOGO/IBAMA).

A primeira etapa compreenderá teste de avaliação física – TAF e teste de habilidades no uso de ferramentas agrícolas – THUFA; A segunda etapa será o curso de formação.

Os candidatos que irão pleitear os cargos de chefia deverão apresentar, no ato da inscrição, seus currículos, contendo o nome completo, telefone de contato, formação escolar, últimas ocupações profissionais, incluindo o tempo de trabalho nas brigadas do PREVFOGO/IBAMA ou do ICMbio, entre outros.

O resultado final será divulgado no dia 27 de maio de 2013.


Join the Conversation