Prefeitura moderniza instalações do Terminal Urbano da capital

O Terminal Urbano de Rio Branco está mais moderno e seguro. As mudanças visam garantir maior comodidade e conforto paras as cerca de 50 mil pessoas que passam pelo local diariamente. O novo espaço foi inaugurado pelo prefeito Marcus Alexandre e o vice, Márcio Batista, neste sábado, 18, pela manhã. As obras foram iniciadas pelo ex-prefeito Raimundo Angelim em setembro do ano passado e custaram R$ 1 milhão de recursos próprios da prefeitura.

Foram construídos: uma nova área administrativa, sala de reunião, mais banheiros, inclusive com um fraldários. Na parte das baias dos ônibus, onde ficam os passageiros, o piso agora é tátil (com orientação para os deficientes visuais) e a cobertura foi ampliada. Os sistemas elétrico e hidráulico foram refeitos e a capacidade de armazenamento de água foi ampliada. Três hidrantes foram instalados no local.

Mas as alterações vão além da estrutura física. O Terminal contará com Policiamento Municipal 24 horas que será reforçado pela tecnologia para proporcionar mais segurança para os usuários e trabalhadores dos transportes coletivos. No local haverá um sistema de monitoramento por meio de câmeras.

Os ônibus contam com GPS o que permitirá aos usuários, saber os horários de chegada dos coletivos por meio dos doze monitores instalados no Terminal. A RBTRANS disponibilizará uma ouvidoria para o transporte de forma geral, seja o coletivo ou individual (táxi ou moto táxi), onde os usuários poderão fazer reclamações e/ou sugestões.

“É um novo tempo e uma nova dinâmica nos transportes coletivos de Rio Branco. Essa Central de Controle de Operações é a inteligência do sistema e vamos chegar ao nível de excelência de não faltar ônibus em linhas onde há maior necessidade, nem sobrar em locais onde há menos passageiros. Muito mais do que ter o diagnóstico da situação, daqui vão sair às soluções”, ressaltou o prefeito Marcus Alexandre na CCO do Terminal Urbano, de onde será possível fazer a fiscalização das rotas de cada linha e saber o cumprimento do percurso estabelecido em tempo real, tudo com a ajuda da tecnologia.

NÚMEROS

Pelo Terminal Urbano passam cerca de 50 mil pessoas por dia

Rio Branco conta com 154 ônibus

Distribuídos em 37 linhas de ônibus

E 12 monitores foram instalados no Terminal

Sair da versão mobile