Tião Viana trata em Brasília da Cidade do Povo, Linhão e reforma do Aeroporto

Em mais uma série de audiências com autoridades federais em Brasília, o governador Tião Viana tratou de acelerar o andamento de alguns projetos importantes para Estado, tais como a Cidade do Povo, o Linhão de Energia Elétrica para Cruzeiro do Sul e a Reforma do Aeroporto de Rio Branco.

Acompanhado do senador Aníbal Diniz (PT-AC), do secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, e do representante do Governo em Brasília, Carlos Rebello, Tião Viana tratou com o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, da construção do projeto do Linhão até Cruzeiro do Sul.

O secretário-executivo Márcio Zimmermann deu garantias ao governador e ao senador do início, ainda este ano, da construção da obra energética, que terá importância fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos municípios do Vale do Juruá. Com o Linhão, essa região do Estado terá maior garantia da energia elétrica, que passa a ser gerada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), com o Estado deixando de gastar muitos recursos com óleo diesel para gerar a energia elétrica a partir de usina termelétrica.

Com o secretário Maurício Muniz, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, o governador e o secretário de Planejamento trataram da liberação de recursos complementares para a construção das ruas de acesso da Cidade do Povo, onde estão sendo construídas no Segundo Distrito da capital 10,5 mil casas para a população carente e a que mora em áreas de risco.

ambém com o secretário do PAC, o governador e o secretário discutiram a liberação de recursos para iniciar ainda no próximo mês de setembro a reforma do Aeroporto de Rio Branco, que será ampliado para atender com mais comodidade e rapidez a demanda de passageiros que chegam e saem da capital do Estado.

Para o próximo ano, está prevista também a construção de uma nova pista, de melhor qualidade e durabilidade, para ampliar os pousos e decolagens das aeronaves, principalmente as de grande porte. Ainda em sua passagem por Brasília, o governador também esteve reunido com a diretoria do Banco Mundial para tratar de questões relacionadas a financiamento de interesse do Estado.

Tião Viana afirmou, na capital federal, que a ministra Teresa Campelo, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), tem sido “sensível e grande amiga” dos programas sociais do Acre, “sempre estando ao lado das ações que desenvolvemos”. Na questão dos haitianos, segundo o governador, a ministra ajudou a abrir caminhos para solucionar problemas junto aos demais órgãos federais.

Outro destaque dado pelo governador ao Ministério do Desenvolvimento Social foi a ajuda que o Acre tem recebido em programas essenciais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já permitiu ao Estado atender milhares de pequenos agricultores. Neste particular, ele lembrou que apenas Acre e Minas conseguiram concluir seus cadastros do PAA junto ao MDA.

Ainda na capital federal, o governador Tião Viana manteve contato com o doutor Newton Monteiro, ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e um dos maiores especialistas em exploração de gás e de petróleo do país, convidando-o a proferir uma palestra sobre a viabilidade econômica e ambiental dessa atividade na região do Juruá para empresários do Acre, possivelmente na primeira semana de setembro próximo.

Sair da versão mobile