Prefeito de Sena traz produtores de leite para aprenderem com experiência na capital

Acompanhado de produtores rurais e do secretário municipal de Produção, Jairo Cassiano, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, esteve na manhã desta quinta-feira (14), em Rio Branco, em ‘um dia de campo’ para conhecer de perto um projeto desenvolvido na capital e que está dando certo em relação à produção do leite.

Por algumas horas permaneceu na propriedade do trabalhador autônomo Luiz Alberto, localizada no bairro Taquari. Numa área de três hectares, ele possui 10 vacas leiteiras, de onde tira grande parte do sustento de sua família.

Com o trabalho que conseguiu realizar, a produção de sua propriedade chega a 90 litros de leite por dia, sendo que o mesmo consegue obter, ao final de cada mês, uma renda que gira em torno de 3.500 mil reais. É notório que a área não é grande, mas com o trabalho desenvolvido tem sido possível suprir as principais demandas. “Começamos em 2007 esse trabalho e graças a Deus estamos tendo um retorno satisfatório. Para mim é um grande prazer receber em minha propriedade o prefeito e toda sua equipe e poder compartilhar um pouco de nossa experiência”, comentou.

‘A meta é fortalecer a bacia leiteira em nosso município’, diz Mano 

Mano Rufino agradeceu a receptividade e disse que o setor agropecuário tem crescido bastante no município, por isso, surge à necessidade de buscar cada vez mais os incentivos para os produtores.’Encontramos muitos produtores desanimados, as vezes até pensando em desistir, mas esse exemplo de hoje deve ser seguido. Nossa administração está aqui para apoiar os produtores. Iremos trabalhar para que Sena Madureira se torne um referencial em relação à produção do leite.’

O prefeito disse também que neste ano, mesmo em meio as dificuldades enfrentadas, foi possível realizar um trabalho nos ramais, garantindo o acesso. Trabalho este que deverá ser expandido e melhorado no ano que vem. “Queremos também agradecer o governo do estado e a equipe do Sebrae. Iremos fortalecer as parcerias visando melhorar cada vez mais as condições para o homem do campo”, mencionou.

O secretário municipal de Produção, Jairo Cassiano, salientou que o consumo de leite por dia em Sena Madureira chega aos 4 mil litros. Decorre que o único laticínio existente na cidade produz somente 600 litros diariamente. “Isso demonstra que temos mercado consumidor. Precisamos buscar os mecanismos para colocar um produto de qualidade no mercado. Esse encontro de hoje é fruto de um planejamento, já que o município de Sena Madureira precisa acompanhar essa evolução do setor agropecuário”, destacou.

Dona Maria Hofman, produtora de Sena Madureira, disse ter ficado feliz em face da iniciativa. “Trata-se de um momento muito importante. A gente nunca tinha visto um prefeito ou um secretário vir de ônibus com a gente e acompanhar de perto as discussões. Isso demonstra o interesse da administração em ajudar o setor. Sena Madureira tem um grande potencial e se Deus quiser, iremos alcançar nossos objetivos. Estamos voltando com outra visão para aprimorarmos com nossa realidade”, adiantou.

[fotos de Sena aqui no flickr oestadoacre.com]

<informações da psm>

Sair da versão mobile