Cai número de mortes no trânsito em quatro meses seguidos, segundo o DetranAC

Gráfico divulgado pelo DetranAC

A estatística mais recente de acidentes de trânsito, realizada pelo Detran, referente ao mês de outubro, mostra que o estado do Acre reduziu o índice de acidentes de trânsito fatais pelo quarto mês consecutivo. De julho a outubro, a diminuição mensal foi de 20%, 78%, 53% e 55%, respectivamente. Os óbitos durante estas ocorrências também sofreram redução no mesmo período – 10%, 78%, 53% e 58%.

Os índices gerais do ano, até o momento, também são favoráveis. Os acidentes fatais já aparecem com um decréscimo de 15% e o número de mortes caiu 13%. Quando levado em consideração o crescimento da frota de veículos, a queda é ainda maior, na ordem de 22 e 20%, índice para cada dez mil veículos. Os dados são extraídos dos incidentes de trânsito registrados nas vias de circunscrição estadual, ou seja, excluídos os acidentes ocorridos nas estradas federais.

De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, a educação dos motoristas, além dos trabalhos de engenharia e a fiscalização, têm sido fundamentais para a diminuição dos acidentes em todo o estado. “O trabalho do Detran é organizado nestes três eixos. Assim, podemos planejar as atividades refletidas nos dados de pesquisa”, explica. A diretora credita ainda o êxito a ações pontuais, como as operações Álcool Zero e Cidade Tranquila – esta última realizada em parceria com todos os órgãos da Segurança Pública.

A estatística de acidentes realizada pelo Detran define as diretrizes para o trabalho preventivo realizado pelo órgão, além de nortear os gestores na solução das problemáticas do trânsito nas vias públicas acreanas. Possui cinco seções de análise e, para o efetivo fechamento dos dados, é necessário o acompanhamento das vítimas nos 30 dias subseqüentes às ocorrências.

[Igor Martins – detranAC]

Sair da versão mobile