Fecomércio: redução do horário comercial durante jogos do Brasil

O comércio funcionará de maneira reduzida nos dias de jogos da Copa do Mundo. De acordo com a Fecomércio/AC, a modificação fica restrita aos dias de jogos da seleção brasileira, quando a sugestão é que o expediente comercial ocorra das 7h as 13h e não reabrirá.

“O objetivo é que haja sincronismo com os horários praticados pelos órgãos públicos”, explica o presidente da Fecomércio/AC, Leandro Domingos.

Já os supermercados suspendem as atividades fecham um hora antes dos jogos e voltam a trabalhar normalmente, após cada partida da seleção. De acordo com diretor da Associação de Supermercados do Acre, Aden Araújo, alguns atacadistas fecham uma hora antes dos jogos e não voltam a funcionar após os jogos do Brasil. O shopping Via Verde, a abertura das lojas será facultativo 1h antes e 1h depois após os jogos da copa. A praça de alimentação funcionará normalmente.

Na primeira fase do Mundial, a seleção brasileira joga nos dias 12, 17 e 23 de junho. A primeira partida, na abertura da Copa, o Brasil enfrenta a Croácia, às 17h, na Arena Corinthians (SP). A segunda partida é contra o México, às 16h, na Arena Castelão (CE). O terceiro jogo é contra Camarões, às 17h, no Estádio Nacional Mané Garrincha (DF). Os horários correspondem ao horário de Brasília.

Todos param

Copas anteriores mostram que, na prática, poucos trabalham quando a seleção brasileira está em campo. Em 2010, os ônibus ficaram lotados nas horas que antecediam as partidas do Brasil já que muitos funcionários foram dispensados para acompanhar os jogos – mesmo sem a adoção oficial de horários especiais. Com a Copa em casa, não teria como ser diferente.

As férias em parte das escolas públicas deverão coincidir com o período da Copa. Em alguns Estados, haverá dispensa em dias de jogos no Brasil. Instituições privadas deverão fazer o mesmo. Já servidores públicos federais deverão ser dispensados às 12h30 nos dias de jogos do Brasil na Copa.

Bancos vão reduzir em uma hora atendimento 

Durante a Copa do Mundo, que inicia no dia 12 de junho, haverá alteração no horário de funcionamentos dos bancos, segundo informou o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre Edmar Batistela. O atendimento ao público sofre redução de uma hora nos dias em que o Brasil entrar em campo e devem abrir por 4h.

As 57 agências bancárias que funcionam em todo estado, que geralmente abrem em dias normais das 8h às 13h, vão fechar as portas às 12h nestas datas. “Na segunda fase, ainda não sabemos o horário dos jogos, o Brasil teria que passar primeiro. Dependendo da classificação do Brasil, que todos nós torcemos, claro, vamos definir o funcionamento dos bancos durante este período”, explica Batistela.

[fecomércio]