Eletrobras: 10 milhões em mais de 200 religadores automatizados

A Eletrobras Distribuição Acre está investindo cerca de R$ 10 milhões na aquisição e instalação de 212 novos religadores automatizados nas redes de distribuição de energia elétrica do estado para melhoria no fornecimento. O projeto esta sendo realizado pela diretoria de expansão da Distribuidora, com recurso proveniente do Banco Mundial.

Os equipamentos possuem um sistema de controle que permitem efetuar disparos automáticos para abrir e fechar circuitos com o objetivo de proteger o sistema elétrico. O dispositivo minimiza a área afetada durante desligamentos, garante melhor capacidade de interrupção diante de defeitos (normalmente uma sobrecarga provocada por curto circuito) e maior segurança para as instalações e para as pessoas.

A etapa 1 de instalação dos equipamentos será iniciada em julho. Em seguida, teremos a etapa 2, quando os religadores passarão por processo de automação.

“Com estas medidas, as perspectivas de melhoria da qualidade do fornecimento de energia para o estado do Acre aumentam consideravelmente, principalmente no período de inverno, pois estaremos triplicando a quantidade destes equipamentos na rede, aumentando consideravelmente o processo de automação da mesma”, defende o diretor de operações da Eletrobras Distribuiçao Acre Joaquim Rolim.

Rolim destaca que este importante projeto, juntamente com as demais ações implementadas pela Distribuidora, tais como avaliação diária das ocorrências e execução das ações decorrentes, programa de poda de árvores e limpeza de faixa, plano de manutenção preventiva e preditiva, programa de despacho móvel das viaturas (SDM), novo contrato de integração técnico comercial, plano de melhoria de operação e expansão, controle de materiais críticos e projeto COI (Centro de Operação Integrado) contribuirão para a melhoria nos resultados dos indicadores de qualidade DEC/FEC/TMA e principalmente na percepção de qualidade para os clientes em todo o estado do Acre.

[divulgação eletrobrasAC]

Sair da versão mobile