Empresários do Acre otimistas com começo do ano, mostra pesquisa

Alguns preocupados em pagar o novo valor do Salário Mínimo – J R Braña B.

Da Fecomércio AC

OPINIÃO DO EMPRESÁRIO SOBRE O COMÉRCIO ACRIANO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015

Fecomércio/AC através do Instituto Fecomércio de Pesquisa Empresarial do Acre (Ifepac) aponta pesquisa em que 38% dos empresários do comércio do Acre se mostram otimistas com relação a um possível aumento de vendas no primeiro semestre de 2015, comparado com o mesmo período de 2014. Outros 18%, preveem vendas iguais ao ano anterior e 22% acreditam que as vendas serão menores neste ano.

A pesquisa foi realizada entre os dias 07 e 16 de janeiro, junto a 256 empresários do comércio do Acre. O objetivo é averiguar a motivação da classe quanto a perspectiva para o funcionamento e vendas no mercado do varejo, num momento de arrocho na economia caracterizados por ajustes e aumentos de tarifas, juros, impostos e preços administrados, em 2015.

(…)

A pesquisa destaca também as posições de 18% que consideram a concorrência desleal como empecilho para o setor, e 16% que acreditam em maiores dificuldades para o pagamento da folha de pessoal com o novo salário mínimo.

Conforme de conhecimento do mercado, o Governo Federal vem isentando de IPI alguns produtos de consumo doméstico, a exemplo de automóveis, produtos de linha branca, materiais de construção, dentre outros, visando assegurar níveis satisfatórios de vendas desses itens.

Mesmo assim, 79% dos empresários do comércio local não consideram a decisão benéfica para o mercado em geral. Apenas 16% afirmam que o referido incentivo foi importante para as vendas em 2014.

 

Sair da versão mobile