Governo adota nas secretarias ligações gratuitas por meio do sistema VoIp

Via Ag gov
Márcia Moreira

Serviço de ligação gratuita é utilizado entre secretarias de Estado

O VoIP, também conhecido como Voz sobre Protocolo de Internet, é um serviço de roteamento de conversação humana usado via internet ou rede de computadores baseada  em Protocolo de Internet (IP). No Acre, as secretarias de Estado implantaram o sistema para interligar os órgãos em uma mesma plataforma telefônica, e assim, reduzir gastos com ligações.

Desde 2010 o serviço tem sido implantado. Ao todo, há 40 órgãos e 900 linhas habilitadas no Estado. Entre os locais, estão a Secretaria da Fazenda (Sefaz), que possui o maior número de ramais, o gabinete do governador, gabinetes dos assessores em Brasília e o Polo Moveleiro em Cruzeiro do Sul, entre outros.

O plano para 2015 é aumentar o número de ramais dos órgãos. Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo, Carlos Rebello, o VoIP facilita de diversas formas o trabalho dos órgãos governamentais. “As vantagens são a redução de custos, a flexibilidade e a expansão das linhas”, explica.

O governo possui toda a faixa 3215-XXXX, ou seja, qualquer órgão que está dentro destas primeiras quatro numerações já está interligado à plataforma de telefonia, podendo se comunicar com qualquer outro telefone. Para utilizar o serviço, basta discar 11 + os quatro últimos números de telefone.

call-center-580x387