O açaí vai inaugurar a ZPE da capital

AgGov
Samuel Bryan

Governo avança na instalação da primeira empresa da ZPE

O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta quinta-feira, 13, com os sócios da empresa Superfruits Global Acre Importação e Exportação Ltda., que será a primeira a se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado.

O governo tem avançado nas ações burocráticas junto à empresa, que agora possui a escritura do terreno cedido na ZPE. Com isso, a Superfruits começa a captar recursos junto ao Banco da Amazônia e planeja iniciar suas operações em março de 2016.

Robert Paterson, um dos sócios da Superfruits, está com sua equipe no Acre desde segunda-feira, 10, e se diz empolgado com os avanços para a instalação na ZPE acreana.

“O governador nos apoiou, e agora vamos começar a implantação desde já, mesmo com a espera da aprovação do projeto pelo banco. Nós estamos muito satisfeitos com o governo, e com o apoio que eles estão nos fornecendo estamos justamente dando o ponto de partida agora”, conta.

No momento, os membros da Superfruits no Acre também estão resolvendo pendências com fornecedores de açaí, a matéria-prima que será processada em diversos produtos pela empresa.

O Banco da Amazônia pediu a revisão de acertos técnicos no projeto de financiamento, que deve ser entregue até 30 de agosto. Em seguida, o banco pede 60 dias para a avaliação do financiamento.

A empresa planeja beneficiar mil toneladas de polpa de fruta já no primeiro ano e movimentar toda a cadeia.

Serão cerca de 30 empregos diretos na Superfruits, mais 600 a 800 postos de trabalho nas indústrias de polpa do Estado, e de duas a três mil famílias envolvidas na produção de frutas, principalmente açaí.

O governo do Estado também está investindo na expansão da produção de açaí. Só este ano serão 804 novos hectares plantados.

açaí na zpe