Hepatites: Pacientes em Sena farão exame sofisticado no fígado

Um aparelho chamado Fibroscan (foto ilustrativa abaixo), que serve para medir a elasticidade do fígado – deve estar sendo deslocado para o hospital de Sena Madureira nos próximos dias.

A informação é do médico infectologista Alan Areal, um dos dois especialistas no Acre em Elastografia Hepática Transitória.

Alan fez o curso em Portugal e nos próximos dias poderá pôr em prática realizando o mais moderno exame do mundo (em fígado) em pacientes com hepatite de Sena Madureira, o município com maior incidência da doença no estado, com centenas de casos já diagnosticados pelo próprio médico nascido no município.

Alan explica que as doenças crônicas do fígado, especialmente as hepatites, ‘causam fibrose e consequentemente cirrose’.

-As biópsias (retira de tecido) têm seus riscos e até mortalidade. Fibroscan é um exame não invasivo (que não penetra no corpo) e indolor. Na Europa e nos EUA já vêm substituindo a biópsia por esse método inovador. Estamos realizando esse exame no Acre em parceria do Estado e a Sociedade Brasileira de Hepatologia. Irei realizar esse exame em Sena, na próxima semana, a partir de terça (22).

Os exames serão feitos, segundo Alan, ‘em todos os pacientes da pesquisa do mestrado já defendido e aprovado na UnB. E também em todos os portadores de hepatites virais’. 

alan areal
Médico Alan Areal, em foto de reprodução tv

Foto ilustrativa de um FibrosCan, aparelho para exames em pacientes com hepatites e que será levado a Sena na próxima semana

fibroscan