Mano a vereadores: 17 milhões para investimento em Sena

 

PSM

Ver Gilberto Lira, prefeito Mano, e os vereadores Jair e Caju

NA CÂMARA, PREFEITO MANO RUFINO FAZ LEITURA DA MENSAGEM GOVERNAMENTAL E DIZ QUE INVESTIMENTOS NESTE ANO EM SENA SERÃO DE 17 MILHÕES DE REAIS

A Câmara de Vereadores de Sena Madureira realizou na noite de segunda-feira (1º de fevereiro) uma sessão solene para iniciar os trabalhos legislativos deste ano. O encontro foi marcado pela presença do prefeito Mano Rufino (PSB) que ocupou a tribuna da casa para apresentar a Mensagem Governamental.

Rufino falou por cerca de 40 minutos e fez uma espécie de retrospectiva, elencando as principais ações realizadas e discorrendo sobre as dificuldades encontradas no curso do mandato, principalmente ligadas à dívidas herdadas de administrações passadas e a crise que nesses últimos anos tem afetado o país. Mas, o prefeito mencionou também os investimentos previstos para este ano em Sena Madureira, na ordem de 17 milhões de reais.

EDUCAÇÃO

Na área da educação, Mano Rufino enfatizou a construção de dez escolas em alvenaria na zona rural do município, garantindo um espaço digno para estudantes e professores.

Falou ainda sobre a construção da primeira Creche da história de Sena Madureira, localizada no Bairro do Bosque e garantiu que a creche do Bairro da Pista será colocada em funcionamento neste ano. “Além disso, estamos construindo duas quadras poliesportivas cobertas também na zona rural. Conseguimos liberar o recurso para esta finalidade e brevemente as escolas Leonice Bregense e José Joaquim de Matos terão suas quadras cobertas para utilizá-las de inverno a verão. Melhoramos também nossos índices como, por exemplo, o Ideb e vamos continuar buscando melhorias para esse setor tão importante que é a educação”, salientou.

SAÚDE

Nesse segmento, o prefeito lembrou a construção de novas unidades e o trabalho de reforma feito em outras, bem como a realização de campanhas preventivas, melhorias na cobertura vacinal e o aparelhamento das unidades com profissionais. “Mesmo no momento de crise, não deixamos de realizar os atendimentos. Sabemos que precisamos melhorar e estamos trabalhando pra que isso aconteça. Vale destacar a compra de novos veículos e a aquisição de equipamentos novos para as unidades, por meio de uma emenda de Um milhão e meio de reais. Todas as nossas unidades serão equipadas com computadores, ar-condicionado, dentre outros”, mencionou.

Rufino adiantou que após o período do carnaval, a Prefeitura estará deflagrando uma grande campanha nos Bairros de combate ao Aedes Aegypty, mosquito transmissor da Dengue.

Ainda na área da saúde. “Sena Madureira é um dos poucos municípios do Acre que tem seu projeto pronto para a implantação do Aterro Sanitário, com todas as licenças aprovadas. Com isso, já apresentamos o projeto junto à Funasa e denpedemos da liberação do recurso para iniciarmos a obra, visando acabar com o lixão existente há vários anos na Br-364”, discorreu.

CULTURA E ESPORTE

Na área cultural, o gestor teceu comentários sobre os eventos mantidos na cidade, entre eles: Feira AgroPurus, Festival de quadrilhas juninas, Festival do Peixe, Feira de Economia Solidária e Carnaval. “Os eventos não deixaram de acontecer em Sena Madureira. E mais: Temos feito parceria com a iniciativa privada, reduzindo os custos para a Prefeitura. Na sexta-feira, 5, estaremos iniciando o carnaval que terá uma das maiores estruturas e a duração de cinco noites. No esporte, vários campeonatos foram realizados tanto na zona urbana quanto no interior e vamos continuar potencializando essas ações em nosso município”, frisou.

OBRAS

No que tange à questão da infraestrutura, Mano Rufino destacou que no ano passado a Prefeitura iniciou um trabalho de pavimentação de Ruas em Sena Madureira. As Ruas Padre Egídio, Quintino Bocaiúva, Cunha Vasconcelos e parte da Maranhão foram revitalizadas. “Infelizmente, por questões burocráticas não foi possível concluir todas as Ruas projetadas pela administração. Mas, neste ano o trabalho será feito nas Ruas Walter Ilton Maia, Augusto Vasconcelos e Avenida Guanabara, sentido bairro da Vitória”, informou.

“Graças ao apoio da nossa bancada federal e do governo do estado, conseguimos uma patrulha mecanizada. Quando assumimos á administração, tinha apenas um trator funcionando. Com as novas máquinas, melhora as condições de trabalho para a abertura e reabertura de ramais”, disse o prefeito.

Na área da cidadania, Rufino frisou que todos os programas estão mantidos, alcançando os moradores mais necessitados do município.

PARA 2016, PREVISÃO  DE INVESTIMENTOS É DE 17 MILHÕES DE REAIS

O prefeito Mano Rufino finalizou a leitura da Mensagem Governamental deixando uma mensagem de otimismo para a população Senamadureirense, adiantando que para este ano a previsão de investimentos é na ordem de 17 milhões, provenientes de emendas dos deputados federais e senadores acrianos. Esses recursos serão aplicados em diversas áreas, principalmente na pavimentação de Ruas, construção do Mercado do Peixe, Praça da Juventude e outros. “Tomamos várias medidas para manter a Prefeitura adimplente e, com isso, poder realizar convênios com o Governo Federal. A previsão de recursos para Sena Madureira, em 2016, é de 17 milhões de reais, vamos lutar para liberar essa verba. Agradeço à câmara municipal pela parceria. Que Deus nos abençoe, nos dando sabedoria para buscarmos sempre o melhor para Sena Madureira”, finalizou.

“Primeiramente agradecemos a Deus por mais um ano que se inicia. Hoje o prefeito Mano Rufino fez a leitura mensagem governamental, trazendo a esperança de dias melhores para o nosso município. Esperamos que todas as dificuldades enfrentadas nesses anos anteriores sejam superadas para que a nossa população possa receber os benefícios. Tenho certeza de que será um ano proveitoso e à câmara está à disposição para ajudar no que for possível”, comentou o vereador Gilberto Lira, presidente da câmara municipal.

Sair da versão mobile