Torcedores do Fluminense fazem abaixo-assinado pela Democracia

flu

247:

O grupo “Tricolores Pela Democracia”, formado por torcedores do Fluminense Football, lançou um manifesto contra o golpe:

“Nos últimos 13 anos o Brasil, a duras penas, conseguiu conquistas sociais negadas à maioria da população por séculos. Saímos do mapa da fome. Negros e indígenas ingressaram nas universidades. A população passou a ter acesso a bens de consumo antes jamais imaginados. Aeroportos se transformaram em ambientes multicores. E por incrível que pareça isso incomodou. Hoje estamos na iminência de um golpe. Sim, não há outra palavra para descrever o caos político em que nos encontramos”, diz o documento assinado por centenas de torcedores, entre eles o cantor Chico Buarque.

Quem somos nós?

O Tricolores Pela Democracia é um grupo de torcedores do Fluminense Football Club que entende que futebol, política e religião são temas absolutamente discutíveis, diferente do que prega o senso comum. Nascemos de um fórum em uma rede social, com o objetivo de discutir a conjuntura sociopolítica do Brasil, neste momento em que uma crise forjada pretende solapar o Estado Democrático de Direito em nosso país.

O que pretendemos com este manifesto?

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira dizia que “o futebol tem uma capacidade única de mobilizar as massas”. No Brasil, não há esporte tão agregador e/ou que signifique tanto a expressão da miscigenação brasileira. Nenhum outro aspecto de nossa cultura envolve tanta paixão e ocupa tanto espaço em nosso precioso tempo diário.

Somos tricolores e democratas. Entendemos que, nos últimos 31 anos, foi necessário o esforço político de diversos atores da sociedade, de modo que o Brasil conseguisse, finalmente, se consolidar como uma democracia em construção.

Leia o manifesto na íntegra aqui

Sair da versão mobile