RO e Acre vão receber energia exclusiva, diz executivo de usina

Mesmo sendo produtora de energia, Rondônia, que envia energia até Araraquara (SP), ficava a mercê (o Acre também) da sobra de energia do sistema nacional, cujo controle de distribuição é feito em Brasília – J R Braña B.

 

No Página 20:

 

Diretor da Usina Santo Antônio anuncia energia exclusiva para Acre e Rondônia

 

pg 20

(…)

Dimas Maintinguer anunciou, em primeira mão, que foram disponibilizadas seis novas turbinas geradoras de energia para abastecimento exclusivo dos estados do Acre e Rondônia, eliminando, assim, os constantes problemas de apagões totais e parciais, que nos últimos 12 meses causaram transtornos e prejuízos para a população. Segundo Maitinguer, as unidades já entrarão em funcionamento a partir de agosto.

Os investimentos nas novas turbinas representam um adicional de R$ 2 bilhões ao projeto total, que é de aproximadamente R$ 20 bilhões. “Sabemos o quanto os blecautes são prejudiciais e impedem a atração de novos negócios, investimentos e até a geração de empregos. As seis máquinas que compõem o projeto representam algo em torno de 40% do total de energia consumida entre esses dois estados, o que vai gerar maior estabilidade nessa região. Foi uma iniciativa da Santo Antônio, que tinha conhecimento dessa necessidade regional e fez toda uma negociação com órgãos reguladores até que esse processo fosse aprovado”, destacou o diretor.

(…)