Papa Francisco, nesta manhã: ‘Casais gays têm direito a formar família’

papafco

Esse Francisco é somente a maior liderança do planeta no momento….J R Braña B.

Público

‘Direito a uma família.’ Papa Francisco defende união civil de casais homossexuais

 

Os casais homossexuais devem ser abrangidos pelas leis de união civil, visto terem “o direito de pertencer a uma família”, posiciona-se agora o papa Francisco.

É uma posição disruptiva no quadro da Igreja Católica e uma demonstração da defesa dos direitos LGBT. O papa Francisco afirmou, no documentário “Francesco”, que os casais homossexuais devem ser abrangidos pelas leis de união civil, visto terem “o direito de pertencer a uma família”.

‘Eles [homossexuais] são filhos de Deus e têm direito a uma família’ (Papa Francisco)

No documentário agora revelado e estreado no Festival de Cinema de Veneza, o líder da Igreja Católica posiciona-se: “Eles [homossexuais] são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou ser miserável por isso.” Para o pontífice, é necessário criar uma lei de união civil. “Assim, estarão legalmente abrangidos. Eu sou a favor disso.”

O casamento entre homossexuais continua a ser proibido na Igreja Católica e Bento XVI chegou mesmo a caracterizar a homossexualidade como um “mal moral”. Uma opinião contrária à do papa Francisco, que já em 2013 tinha referido que não rejeitaria se um homossexual procurasse a igreja. “Se uma pessoa é homossexual e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?”

Enquanto servia como arcebispo de Buenos Aires, Francisco defendeu a união civil de casais homossexuais. No entanto, esta é a primeira vez que se manifesta sobre o tema na qualidade de papa.

Entre os temas tratados pelo papa Francisco no documentário estão ainda o ambiente, a pobreza, a migração, desigualdades, racismo e discriminação.

(público)

 

Sair da versão mobile