Rio Acre: 14m64 (famílias desacompanhadas não serão alojadas)

A Defesa Civil Estadual informou que o Rio Acre continua acima de sua cota de transbordamento. Na manhã desta sexta-feira, 10, o rio que corta a capital do Estado marcou 14,64 metros. Só nas últimas 24 horas ele subiu um centímetro e apenas uma família foi retirada. Já nos bairros atingidos pela cheia, 47 famílias estão desabrigadas e foram alojadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

rioacre_9O monitoramento do rio é feito permanentemente pela equipe da Defesa Civil, que também informou que o Igarapé São Francisco, embora tenha baixado o nível de suas águas, desabrigou 20 famílias da região da Sapolândia. Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros e coordenador municipal de Defesa Civil, Gilvan Vasconcelos, essas famílias devem sair do abrigo onde estão – um galpão no Distrito Industrial – ainda nesta sexta-feira e poderão retornar para suas casas.

As 173 pessoas abrigadas no Parque de Exposições estão recebendo todo o apoio da prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo do Estado. Os desabrigados recebem café da manhã, almoço e jantar, posto de saúde, banheiros separados, segurança e canil, além do cadastramento das famílias de área de risco para receber o Aluguel Social.

Ainda segundo o coronel Gilvan, nenhuma família que vá desacompanhada pelas equipes de monitoramento será recebida no Parque de Exposições. É necessário que as famílias atingidas pela cheia do Rio Acre acionem o Corpo de Bombeiros através do número de telefone 190 e solicitem ajuda.