Iaco sobe nível e atinge 17,37m (Rio Acre marca 17,40m)

Iaco sobe nível e atinge 17,37m (Rio Acre marca 17,40m)

A mais atual medição da Defesa Civil do município de Sena Madureira registra subida no nível do Rio Iaco para 17m37cm. A última aferição foi feita às 18 desta noite de terça. Consequência imediata: mais casas invadidas pelas águas e mais pessoas desabrigadas. Homens da Defesa Civil, incluindo o seu coordenador na cidade, Carlos D’ávila, estão no Segundo Distrito verificando o novo quadro de atingidos pela enchente.

ponte2Hora da solidariedade! A segunda-feira de Carnaval no município de Sena Madureira começou agitada com o aumento do volume das águas do Rio Iaco e afluentes. A última medição da Defesa Civil registrou 17m18cm, 12cm a mais que a noite anterior. O centro começa a ficar cercado pela águas sujas da enchente.

(ponte sobre o Rio Iaco – foto:oestadoacre.com)

Pela manhã, a prefeitura reuniu com sua equipe e voluntários e decidiu pedir ajudar à população para que doe alimentos não perecíveis para as vítimas da enchente que estão abrigadas no Ginásio Esportivo da cidade e outros prédios públicos cedidos.

traveecomidaNos Bombeiros e Defesa Civil, que trabalham em conjunto, o pedido é por carros com carrocerias, barcos, remos e, o principal, voluntários. Há quatro veículos cedidos à Defesa Civil.

(ginásio da cidade, ocupado por desabrigados – foto: oestadoacre.com)

-Dois da prefeitura, um do IBAMA e outro da Seater. Mas precisamos mesmo é de pessoas, voluntários, para ajudar as pessoas que estão precisando – disse o Sargento Diniz, um dos coordenadores dos trabalhos de ajuda na cidade. 

Produção quase perdida

varalesportivoUm pólo de produção de frutas  que abastece o município, no Rio Caeté, pode perder toda a produção. As águas inundaram a plantação e deixou os produtores apreensivos com o que pode acontecer. O primeiro sintoma do problema já começa a aparecer na feira central da cidade. O aumento no preço da banana.

(ginásio de esporte usado pelos desabrigados – foto: oestadoacre.com)

Comércio

Alguns empresários, de forma espontânea, estão se organizando para ajudar aos desabrigados. De forma coletiva, no entanto, não se vê iniciativas nesse sentido. A Associação Comercial do Município poderia coordenar uma campanha de arrecadação de alimentos e doar às vítimas da enchente.

Saúde

segundodistritosenaOs problemas de saúde ainda estão submersos nas águas da enchente. Nesta primeira parte do dia, o atendimento no Hospital João Câncio foi normal. Dois médicos fizeram o plantão e num posto de saúde do centro, mais dois profissionais atendiam as necessidades ambulatórias. Na madrugada desta segunda um rapaz morreu depois de ser furado de faca numa briga durante o Carnaval.

(foto: oestadoacre.com – segundo distrito – Sena)

Estado de Emergência

ponteSena Madureira tem 23 bairros reconhecidos pelo município. Desses, 12 (52%) estão afetados pela enchente do Rio Iaco e afluentes. A relação dos bairros:

(foto: oestadoacre.com – ponte sobre o Rio Iaco, em Sena)

Art. 1° – Fica declarada situação anormal, caracterizada como “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA”, nas áreas atingidas pela enchente, a seguir descritas: Área Urbana – Bairros São Felipe, Cafezal, Vitória, Pista, Niterói, Cohab, São Francisco,Boca do Caeté,  Jardim primavera, Cidade nova, Vila Militar, Cristo Libertador, Raimundo Gomes de Oliveira, Centro – (Siqueira Campos, Piauí, maranhão, Benjamin Constant, Monsenhor Távora),  Área Rural – À jusante da Cidade de Sena Madureira: os produtores rurais do projetos de assentamento Boa Esperança, Gleba São Jorge, Wilson Lopes, Paris, Boca do Iaco, Pólo de verduras  do 2º. Distrito, e outros produtores ribeirinhos ao longo do Rio Caeté, Macauã, Iaco, Purus e Cassirian e ainda dos igarapés Xiburema, Madalena, São Pedro e Cassirian.