Morre Ruy Duarte, da célebre frase ‘Prefiro ser advogado do crime organizado do que do crime desorganizado’

Morre Ruy Duarte, da célebre frase ‘Prefiro ser advogado do crime organizado do que do crime desorganizado’

Morreu na capital paulista na madrugada deste domingo o advogado Rui Duarte, que por muito anos advogou no Estado. Seu corpo será sepultado em Rio Branco. Ruy, tido como um dos mais competentes e com livre trânsito nos meios forenses, também teve uma vida no Acre cheia de polêmicas.

ruy_duarteNo começo governo do PT no Estado, tendo à frente Jorge Viana, hoje senador, Ruy Duarte defendeu um cliente acusado de integrar o crime organizado. Questionado à época declarou: ‘eu prefiro defender o crime organizado do que o crime desorganizado’. A frase ganhou o Brasil exatamente no momento em que o Acre investia contra crimes hediondos cometidos  pelo Esquadrão da Morte, organização criminosa que tinha sustentáculos na polícia acreana e em outras instituições.

Citado no Livro ‘Tortura Nunca Mais’, que revelou nomes de apoiadores/torturadores da Ditadura Militar, Ruy Duarte, gaúcho de nascimento, foi militar do Exército. Durante a campanha em 2009 do governo federal e a Polícia Federal para que as pessoas entregassem suas armas, ele chegou a ir superintendência da PF em Rio Branco e entregou várias da até então sua desconhecida coleção.

Ruy Duarte, que tinha 64 anos, deixa viúva e filhos.