Governo federal libera 784 mil para ajudar haitianos no Acre

Governo federal libera 784 mil para ajudar haitianos no Acre

BRASÍLIA — O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, autorizou o repasse de R$ 784 mil para ajudar o governo do Acre nas ações emergenciais de atendimento aos imigrantes haitianos. O governador Tião Viana decretou, no dia 9 deste mês, estado de emergência nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia.

haitianos-acreAs duas cidades fazem fronteira com a Bolívia e são as duas principais entradas de imigrantes ilegais. Os recursos serão usados para a melhoria das condições do abrigo onde estão os haitianos que entram diariamente pela fronteira dos dois municípios.

A portaria do Ministério de Integração Nacional foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Uma força-tarefa está em Brasileia onde ajuda o governo acriano na regularização desses imigrantes, nas ações de saúde e na inserção deles no mercado de trabalho.

Nesta semana, a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência, em decorrência de doenças infecciosas, em Brasileia e Epitaciolândia. Segundo a secretária de saúde de Brasileia, Aldenice Ferreira, exames feitos nos 990 haitianos que estão na cidade revelam que alguns estão infectados com hepatite B, vírus da Aids, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DTS’s).

— Fizemos testes rápidos de sangue e detectamos que muitos deles estão doentes. Estamos finalizando os exames e contabilizando quantos estão doentes. Estamos preocupados com cólera também. Mas todos receberão tratamento — afirma a secretária de saúde.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/governo-federal-libera-784-mil-para-ajudar-haitianos-no-acre-8163407#ixzz2QwKwnYrC
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.