Sena debate na Conferência das Cidades

Sena debate na Conferência das Cidades

Os debates aconteceram durante a quinta-feira (18), no auditório do Centro Cultural Maria Inês do Vale Anute, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada e do poder público. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já”, a conferência municipal das cidades serviu para que a comunidade senamadureirense apresentasse suas principais demandas e prioridades em forma de propostas que serão encaminhadas à fase estadual da conferência e, se aprovadas, levadas à fase nacional em Brasília.

DELEGADOS_ELEITOSO prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, disse que o governo federal agiu acertadamente ao criar as conferências e abrir um canal de comunicação direto com a comunidade. “Esse é mais um marco importante para nosso município. Aqui, os moradores podem contribuir com ideias, propostas, dizendo das necessidades do município e as encaminhando para quem pode nos ajudar a resolvê-las. A administração municipal fica feliz em poder dar essa contribuição”, enfatizou.

O secretário estadual de habitação, Rostênio Ferreira, citou que a conferência apresenta como proposta também discutir o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, já que as ações deverão ser implementadas, na prática, a partir do ano que vem. “É um momento único que Sena Madureira tem para dizer como deve acontecer a reforma urbana na cidade. Só a população que vive aqui pode dizer o que é melhor para o município”, comentou.

A presidente do bairro Cristo Libertador, Rocilene, mais como “Nenê” avaliou positivamente a iniciativa. “Aqui estamos tendo vez e voz para colocarmos nossas dificuldades. Nós vivenciamos o dia-a-dia de nossa cidade, conhecemos os problemas e em cima disso iremos apresentar as propostas”, destacou.

Após as falas, foram formados grupos para a elaboração e discussão das propostas.

Ao final também foram escolhidos 12 delegados que representarão Sena Madureira na fase estadual da conferência.

O evento em Sena Madureira foi organizado pela prefeitura, tendo como presidente da conferência o secretário de Meio Ambiente, Astério Vieira.