Governador Tião Viana recebe apoio de indígenas

“Nós acreditamos na seriedade do seu governo, que nos ouve, dialoga e nos respeita”. Foi com essas palavras que o cacique Manoel Kaxinawá, do povo Huni Kui, abriu uma reunião com o governador Tião Viana e representantes de vários povos indígenas, no Gabinete Civil. “Viemos dizer que estamos solidários ao senhor e ao seu governo, onde existe transparência, democracia e humildade. É isso que faz a gente correr atrás de você, que é nosso amigo”, disse a liderança.

indigenasapoiogovernadorAs lideranças indígenas que estiveram presentes no encontro, entre eles, Marcos Apurinã, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que representa povos de nove estados, reforçaram o apoio ao trabalho do governador Tião Viana. “Conhecemos o seu governo, o seu trabalho e o seu compromisso com os povos indígenas”, comentou.

Francisca Arara, da Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac), também elogiou a gestão de Tião Viana. “Nós acreditamos na seriedade do trabalho de vocês”, comentou.

O representante dos povos Shanenawa, Kampa, Kulina e Kaxinawá, Carlos Brando, invocou a espiritualidade indígena. “Os nossos pajés estão com você Tião. Somos solidários e estamos ao seu lado”, disse.

O governador Tião Viana agradeceu e disse que tem muito orgulho do movimento indígena no Acre. “E sei que ainda vamos viver a melhor fase, sem crianças subnutridas, sem mulheres doentes abandonadas. Temos que manter a cultura e a espiritualidade, mas temos que fazer a estrutura de governo chegar até as aldeias e é isso que estamos fazendo”.

O governador Tião Viana também vem recebendo solidariedade de internautas e da sociedade civil organizada. A maçonaria e a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), além de políticos do cenário local e nacional, já manifestaram apoio ao trabalho do governador.