Prefeitura de Sena Madureira reabre mais de 260km de ramais

Prefeitura de Sena Madureira reabre mais de 260km de ramais

Por meio da Secretaria Municipal de Obras, a prefeitura de Sena divulgou nesta semana um balanço relacionado ao trabalho de reabertura de ramais, desencadeado na segunda quinzena do mês de abril. Mesmo enfrentado  dificuldades no que tange à questão do maquinário, até o presente momento, segundo relatório, já foram reabertos 268 quilômetros de ramais. A meta é reabrir 1600km.

senaramalDurante reunião na sexta, 30, com representantes de diversas associações rurais do município, o prefeito Mano Rufino disse que todos os esforços serão feitos para que o escoamento da produção seja garantido. Rufino garantiu que a Prefeitura viabilizará dentro de dez dias mais dois tratores para aumentar as frentes de serviços no interior. “Sabemos que as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo são muitas, mas estamos trabalhando. Se Deus quiser iremos reabrir em tempo hábil todos os ramais. Essa é nossa meta”, comentou.

Além de facilitar o acesso, a reabertura dos ramais garante, ainda, a implantação do programa Luz para Todos que, aliás, neste ano os trabalhos já começaram pelos ramais: Burcaias, Boca do Caeté e Sérgio Barros.

Parceria com o Incra e Governo

manoramalAo longo do encontro, o prefeito ratificou a importância da parceria mantida com o governo do estado e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no sentido de reabrir os ramais. “Felizmente a parceria foi renovada, já que a Prefeitura não teria como reabrir os ramais trabalhando de forma isolada. Tanto o governo quanto o Incra irão nos ajudar”, comentou.

Inicialmente, de acordo com informações repassadas pelo Deracre, será celebrado um convênio com a Prefeitura, por meio da qual, o referido setor ficará responsável pelos trabalhos em 100 quilômetros, incluindo a instalação de 87 linhas de bueiros nos locais necessários. Até a segunda quinzena de junho, as máquinas do Deracre deverão iniciar as ações.

Presente na reunião de ontem, o superintendente do INCRA no Acre, Idézio Frank, assegurou que o Incra se encarregará nesse primeiro momento pelo melhoramento em mais de 200 quilômetros de ramais, sobretudo nos projetos de assentamentos.

Transporte da Produção

O secretário municipal de Produção, Jairo Cassiano, adiantou que dentro das possibilidades da Prefeitura, o transporte da produção foi iniciado. “Temos um caminhão em funcionamento e o prefeito determinou o conserto em outro veículo para garantir o transporte e evitar que os colonos tenham despesas com fretes. Além disso, estamos solicitando do Incra que possa fornecer um caminhão para a Prefeitura, com fins de dar mais agilidade no transporte”, salientou.