Puyanawas recebem Tião e Perpétua e mostram modelo de organização superior

Puyanawas recebem Tião e Perpétua e mostram modelo de organização superior

Um  povo que vive nos arredores de Cruzeiro do Sul, já em área do município de Mâncio Lima surge aos olhos do Acre como uma grata surpresa em relação à organização de sua comunidade. Com incentivo do Estado e organizações internacionais, os Puyanawas mostram que é possível manter suas tradições e, ao mesmo tempo, construir seu próprio ambiente coletivo aproveitando o esforço de seus indígenas.

No fim de semana, Tião Viana e Perpétua estiveram na aldeia dos Puyanawas . Foram recebidos com festas em forma de cânticos. Para eles, ‘o canto da vitória’.  Instalados numa área belíssima, nas arenosas terras de Mâncio Lima, eles mostram como conquistar qualidade de vida com o esforço de sua organização interna.

O secretário Edvaldo Magalhães, que responde pela Sedens (Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis) explicou que uma parceria do Governo do Acre com uma instituição alemã, a KFW, possibilitou investimentos na comunidade Puyanawas de pouco mais de 100 mil que estão transformando a realidade entre eles.

-Com os investimentos, os próprios Puyanawas construíram sua área de produção, seu espaço da Cultura, espaço de rituais e lazer, além de fazerem também a oficina de trabalho (uma espécie de serraria) e o refeitório da comunidade. Os Puyanawas são um exemplo de organização que enche os olhos de que vem aqui ver.

Edvaldo contou ainda que áreas degradadas no entorno da comunidade estão sendo recuperada pelos próprios índios com apoio da parceria do governo.

-Aqui foram produzidos 10 mil sacas de farinha de 50kg  este ano e que é disputada pelo revendedores de Cruzeiro  – disse Edvaldo.

Defesa do governo da Frente Popular

Durante a visita de Tião Viana e Perpétua, os líderes da comunidade reforçaram a necessidade de que o Acre siga em frente com o projeto da Frente Popular. O líder maior, cacique Mário, expressou agradecimento pelo apoio de Tião e Perpétua e ressaltou que seu povo reconhece o esforço e a ajuda a todas as comunidades indígenas do Acre.

-Por isso estamos nessa mesma caminhada com Tião Viana e Perpétua  – disse.

Perpétua, durante a recepção Puyanawa, disse que sentia orgulho de encontrar bem próxima de sua Cruzeiro do Sul um povo que optava pela vida sustentável.

-São um exemplo de organização que inspira todos nós. E essa comunidade sempre me acolheu com carinho. Tanto eu quanto o Edvaldo – lembrou Perpétua.

Tião Viana disse que o momento entre os Puyanawas era de festa  e a prosperidade era uma marca  da comunidade.

-É um exemplo de como prosperar usando a coletividade – disse o governador, que informou que somente durante sua gestão foram construídas cerca de 70 escolas indígenas em todo o Estado.

(assessoria da candidata)