Atenção, coxinhas!! Até em Manaus o Acre vence o Carnaval

Atenção, coxinhas!! Até em Manaus o Acre vence o Carnaval

Por Rose Farias, extraído da Agana

Escola de samba que homenageou o Acre é a campeã do carnaval de Manaus

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, uma das mais tradicionais do Amazonas, que homenageou o Acre com o tema “Aquiri, orgulho do Brasil”, foi a grande campeã do grupo especial do Carnaval de Manaus 2015. Este é o 21º título da agremiação, nos seus 34 anos de carnaval.

A escola desfilou no sábado, 14, no Sambódromo de Manaus, com 3.800 componentes, distribuídos em 22 alas e bateria, além dos quatro casais de mestres-salas e porta-bandeiras e cinco alegorias. Mais oito agremiações participaram do desfile do grupo especial.

A comissão julgadora analisou os quesitos: conjunto, samba enredo, mestre sala e porta bandeira, harmonia, fantasia, bateria, comissão de frente, alegorias e adereços, enredo e evolução.

Sobre o enredo

Para pesquisar o enredo, uma comissão da escola esteve em Rio Branco em julho do ano passado, acompanhando de Luiz Pacheco. O grupo foi recebido pela primeira-dama Marlúcia Cândida e gestores da área cultural.

“O apoio do governo do Estado foi cultural, como também da prefeitura. Além da consultoria dos historiadores Marcos Vinicius Neves, Aretusa Bandeira e da professora Célia Leite”, disse Karla Martins, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM).

A sinopse apresentou uma narrativa com aspectos da Revolução Acreana, do Tratado Petrópolis, da migração nordestina que veio em busca de sonhos, da formação cultural e religiosa, do Jabuti Bumbá, das quadrilhas juninas, da doutrina do Daime e da vida de Mestre Irineu, entre outros pontos importantes da história do Acre.

manaus carnaval